MENU

BUSCA

Remada e conscientização ambiental marcam programação pelos 409 anos de Belém

'Remada Caminhos do Acari' será na Ilha do Combu, e vai reunir remadores e voluntários

O Liberal

Uma ação ambiental inédita será desenvolvida no próximo domingo (12), em comemoração pelos 409 anos de Belém. O evento, batizado de “Remada Caminhos do Acari”, ocorrerá na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, reunindo remadores e voluntários em uma jornada de conscientização ambiental e celebração da cultura local.

Com concentração marcada para as 7h30, na Base Ozone, localizada na Marina Pública de Belém, a remada começa com a travessia do Guamá em direção à Ilha do Combu. Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de desfrutar da beleza natural da região, enquanto contribuem diretamente para a limpeza das águas e margens. A coleta de resíduos será apoiada por uma lancha disponibilizada pelo Ideflor-Bio, que acompanhará o grupo e garantirá o transporte dos materiais recolhidos.

VEJA MAIS

Onde tomar banho de rio em Belém? Confira 4 locais para se refrescar na capital paraense
Banhada pela Baía do Guajará, a “cidade das mangueiras” completa 409 anos neste domingo, 12 de janeiro de 2025

Paraenses destacam pontos favoritos para celebrar os 409 anos de Belém
Estação das Docas, Mangal das Garças, Casa das Onze Janelas e Portal da Amazônia são alguns dos locais preferidos para curtir o aniversário da capital paraense

Aniversário de Belém tem serviços gratuitos de saúde e cidadania na Praça da República; confira
Vão ser disponibilizados serviços como emissões de documentos, consultas médicas, nutricionais e odontológicas e exames oftalmológicos, entre outros

 A iniciativa também busca o engajamento da comunidade ribeirinha da Ilha do Combu. “Acreditamos que ações como esta fortalecem a integração entre a população urbana e os moradores das áreas ribeirinhas, promovendo um entendimento mais profundo sobre a importância de práticas sustentáveis para todos nós”, afirma o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, responsável pela APA da Ilha do Combu.

A ação integra atividades esportivas, coleta de resíduos e rodas de conversa sobre sustentabilidade, com o objetivo de promover o descarte correto do lixo e estimular a preservação das águas fluviais na região ribeirinha. “Este evento simboliza o compromisso coletivo de preservar o meio ambiente e de celebrar a conexão histórica de Belém com suas águas. É uma oportunidade para inspirar mudanças e construir uma cidade mais sustentável”, destaca a responsável pela Ozone Conexão Natureza, Sylvia Gayoso.

Em novembro deste ano, a capital paraense será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Neste sentido, o evento deste fim de semana está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em água limpa e saneamento (ODS 6), vida na água (ODS 14) e consumo responsável (ODS 12).

Para muitos, o evento representa mais do que uma atividade esportiva ou turística: é uma celebração da conexão de Belém com seus rios e um chamado à ação para preservar este patrimônio natural. “Estamos muito felizes em fazer parte desta iniciativa que une cultura, esporte e sustentabilidade em uma data tão especial para a cidade. O Ideflor-Bio sempre será parceiro de tudo aquilo que possa contribuir para a manutenção dos ecossistemas e o bem-estar da população”, complementa Júlio Meyer.

Os organizadores esperam reunir cerca de 100 participantes, entre remadores, voluntários e membros da comunidade ribeirinha, reforçando o caráter colaborativo da ação. Os interessados em participar devem se inscrever previamente diretamente com Ozone Conexão Natureza pelo número (91) 99143-1995. As vagas são limitadas.

A ação é organizada entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), o Instituto Alashaster e a Ozone Conexão Natureza, uma associação que reúne adeptos da prática de remo.

Belém