Público comemora a aplicação da 2ª dose de vacina contra a covid-19 em Belém
Público-alvo desta nova etapa é composto por pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até 26 de maio
Mais um ciclo da vacinação anticovid acontece nesta segunda-feira (16), em Belém. O público-alvo desta nova etapa é composto por pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até 26 de maio e para quem está com a segunda dose até 17 de agosto. Quem procurar os pontos de vacinação espalhados pela capital deve apresentar RG, CPF e cartão de vacinação da cidade.
LEIA MAIS
Na embarcação da Marinha do Brasil, no Terminal Hidroviário Ruy Barata, no bairro do Condor, um dos pontos de vacinação em Belém, a técnica em engenharia florestal Valéria Reis, de 37 anos, comemorou o recebimento da segunda dose do imunizante. "Tive covid-19 logo no começo da pandemia no Brasil, no início de 2020". O meu pulmão ficou 30% comprometido. Até hoje sinto sintomas da doença, como falta de ar. Então, me sinto aliviada em poder completar o meu ciclo vacinal", afirmou Valéria Reis.
Um do importantes atores, no processo de vacinação, é representado pelos voluntários. A técnica em enfermagem Renilza Silva atua há sete meses como voluntária na pandemia, sendo uma das aplicadoras. Ela destaca a importância que esse trabalho significa para a sua carreira. "Já passei por seis pontos de vacinação, trabalhando como voluntária. É uma honra desenvolver esse trabalho, que faço de coração. A gente escuta história de pessoas, que chegam para se vacinar, que perderam familiares nessa pandemia. É sempre emocionante e triste. Há aquelas que ainda têm receios e a gente orienta que as reações podem acontecer, que fazem parte do processo", explica a voluntária.
O químico industrial Rafael Capela, de 37 anos, tomou a segunda dose da Astrazeneca nesta segunda-feira e destacou a importância de se continuar com os protocolos sanitários. "O meu ciclo vacinal foi, finalmente, concluído. Estou me sentindo mais tranquilo e seguro. Agora, é seguir com os protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e torcer para essa pandemia chegar logo ao fim", ressalta Rafael Capela.