Provas de concurso para o Detran acontecem para 56 mil em Belém
Candidatos a agente de educação no trânsito voltam a fazer exames após anulação em fevereiro
Está sendo realizada na manhã neste domingo (28) a reaplicação da prova de conhecimentos do Concurso C-177 do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). Mais de 56 mil pessoas participam do exame, destinado ao cargo de agente de educação de trânsito. As provas objetivas e discursivas são realizadas somente em Belém. Iniciaram às 8h se seguem até às 12h. A abertura dos portões foi às 7h.
LEIA MAIS:
- Quatro candidatas foram presas por fraude no concurso do Detran
- Prova do Detran é cancelada por possível fraude
- Candidatos alegam fraude e se recusam a fazer prova do Detran
- Quase 80 mil candidatos fazem prova do Detran
Essa é a segunda vez que a prova do processo seletivo, que oferta 34 vagas para o cargo de agente de educação de trânsito, é realizada. O exame já havia sido aplicado, mas foi anulado, em fevereiro deste ano, após denúncias de que um envelope com as questões foi aberto por um fiscal antes do horário previsto - e sem a presença dos candidatos.
Quatro candidatas chegaram a ser presas, em fevereiro, acusadas de tentarem fraudar o concurso público. A Secretaria de Administração do Estado confirmou o cancelamento das provas de conhecimento do concurso do Detran apenas para o cargo de agente de educação de trânsito. Nas provas ocorridas dia 10 de fevereiro, candidatos que faziam exames no Colégio Santo Antônio, no bairro da Campina, também alegaram que a equipe responsável pela fiscalização de uma das salas não fez a abertura do lacre das provas diante dos participantes.
EXAMES
As provas estão acontecendo na Universidade Federal do Pará (UFPA), Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA (NPI) e também em várias outras escolas públicas de Belém.
Os inscritos só puderam levar caneta esferográfica na cor preta com cano transparente, documento de identificação atual com foto e cartão de inscrição. Não foi permitido o uso de objetos eletrônicos, como celular, pager, relógios digitais e fone de ouvido.
A coordenação do concurso diz que todos os candidatos passaram por revista para garantir da lisura do certame.
FALTAS E GABARITO
De 1.800 inscritos que deveriam fazer exames no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na Almirante Barroso, no Marco, cerca de 300 faltaram na manhã deste domingo. Segundo a coordenação da fiscalização do concurso, o número é expressivo, e pode ser atribuído à desistência de candidatos do interior. As etapas anuladas do concurso podem ter contribuído decisivamente para as ausências desses candidatos na avaliação de hoje.
O gabarito do seletivo será divulgado nesta segunda-feira (29), a partir do meio-dia.
A redação integrada de O Liberal traz mais informações sobre os faltosos e sobre a realização das provas em Belém em instantes. Acompanhe.