MENU

BUSCA

Protesto de estudantes pede retomada de aulas em cursinho municipal

Uma caminhada foi feita até a Prefeitura de Marituba, que promete iniciar matrículas

Dilson Pimentel

Alunos do cursinho municipal de Marituba fazem um protesto na manhã desta quinta-feira (21): eles caminharam até o prédio da prefeitura do município com faixas  e cartazes, pedindo providências para o retomada das aulas do curso preparatório, que deveriam ter começado em fevereiro.

Mais de 600 alunos estudam, nos três turnos (manhã, tarde e noite), no cursinho municipal de Marituba, que é público e gratuitamente oferecido pelo poder municipal. Em audiência na Secretaria Municipal de Educação de Marituba, os estudantes pediram explicações. Eles afirmam que as turmas do cursinho foram suspensas porque professores e funcionários municipais não estariam recebendo seus salários desde janeiro.

Os alunos se dizem prejudicados, pois não têm condições financeiras para pagarem outros cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes reclamam  que já está se aproximando o mês de abril, sem soluções à vista, e eles temem por seus desempenhos - já que o Enem é realizado em novembro. 

ATO MARCOU MATRÍCULAS

A chuva atrasou o protesto, marcado para as 9h. Os alunos se concentraram na rua do Fio com a rua da Reicon. Eles carregavam cartazes. “Prefeito, queremos o início imediato do cursinho municipal de Marituba”, dizia um deles.

A caminhada para a prefeitura ocorreu mesmo debaixo de chuva fina, pela rua do Fio. “Não tenho dinheiro pra pagar particular”, cantavam.

Uma comissão de cinco alunos foi recebida por representantes da Prefeitura de Marituba, ao final da manhã. A administração municipal disse que a matrícula começará na próxima segunda-feira (25), com as aulas marcadas para o dia 2 de abril.

"A partir de segunda-feira, a equipe administrativa do cursinho vai estar trabalhando na recepção desses alunos. E, no dia 2 de abril, as aulas começarão para toda a comunidade", garantiu Edgar Torres de Campos, diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Marituba. Após o compromisso assumido pela prefeitura, os alunos encerraram a manifestação.

Belém