Professoras da Escola de Aplicação da UFPA celebram aprovação de jovem com autismo na UFPA
Alexandre Palheta Monteiro, de 18 anos, estudante do NPI, passou em Jornalismo
Professores da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) comemoraram, nesta sexta-feira, 24, a aprovação de um estudante com autismo da instituição - Alexandre Palheta Monteiro, de 18 anos. O vídeo da comemoração repercutiu nas redes sociais devido à emoção dos docentes.
Foi a primeira vez que o estudante prestou vestibular e passou direto no curso desejado - Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, conforme explica a mãe do novo calouro da UFPA, Ana Cláudia Palheta.
VEJA MAIS
"Ele sempre estudou no NPI, desde o ensino infantil. Lá dentro tem um ensino inclusivo que ajudou bastante ele. Ele não fez cursinho, não fez nada, passou de primeira", conta a dona de casa, emocionada.
Alexandre é o caçula de outros dois filhos, que também já são universitários. Por isso, para Ana Cláudia, a emoção era ainda mais forte: "eu estou muito feliz, me sentindo realizada. Quando ele foi diagnosticado com autismo, eu nunca imaginei que meu filho chegaria onde está hoje, e estou muito feliz, é muita alegria, só tenho que comemorar".
Alexandre tem nível 1 de autismo e vibrou com a conquista, principalmente por passar de primeira e no curso com o qual sonhava: "eu sou estudante da escola de aplicação da UFPA, com autismo. Eu ouvi agora há pouco meu resultado na Rádio Liberal. Eu fiquei super feliz com a minha família, passar no curso que eu mais sonhei é incrível, maravilhoso mesmo", declarou o jovem.