Procura por teste de covid em Belém segue intensa pelo terceiro dia; confira as unidades exclusivas
Bengui I, Jurunas, Tapanã, Icoaraci; Carananduba, Baía do Sol (Mosqueiro), Sacramenta e Marambaia estão atendendo com exclusividade casos de covid-19 e gripe
A prefeitura de Belém disponibiliza desde segunda-feira (17) testes de detecção de covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, das 8h às 17h, além, da vacinação aberta e de crianças de 5 aos 11 anos - de acordo com a faixa etária do dia. E também atendimento 24 horas por dia, em oito UBS para casos de síndrome gripal leve e em cinco Unidades de Pronto-Atendimento para síndrome gripal grave.
Saiba quais UBS estão atendendo exclusivamente casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19
- UBS do Bengui I,
- UBS do Jurunas,
- UBS do Tapanã,
- UBS de Icoaraci,
- UBS de Carananduba (Mosqueiro),
- UBS da Baía do Sol (Mosqueiro),
- UBS da Sacramenta,
- UBS da Marambaia.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é evitar infecção ou reinfecção pelo vírus da gripe e da covid-19, sendo assim, a vacinação nestes postos está suspensa, operando só com testagens até esta data.
Testes são indicados para pacientes sintomáticos
Na Unidade de Saúde da Marambaia, localizada na avenida Augusto Montenegro, o fluxo foi organizado por filas e ordem de chegada para retirar as senhas da manhã e tarde. A enfermeira Ana Rocha explicou que os pacientes estão sendo orientados a realizar a testagem de covid-19 em casos sintomáticos da doença e que devido a ampliação da testagem, a maior parte dos testes estão positivando.
"Nosso atendimento é para pacientes sintomáticos com caso de síndrome gripal ou suspeita de covid-19. A demanda está muito grande, o fluxo está muito grande e estamos trabalhando com senha, mas estamos conseguindo organizar o trabalho e fluir bem. Esses pacientes que estão aguardando, já são os da tarde que pegaram senha, mas querem continuar aqui. Vão aguardar para serem atendidos a tarde", explicou.
"A maioria dos pacientes, devido a demanda, está dando mais positivo que negativo... A vacina é uma proteção sim, mas não impede de pegar o vírus. É importante manter também os cuidados, álcool em gel, distanciamento e máscara."
Soraia Lopes, 56 anos, tinha uma cirurgia de vista marcada para o final da tarde desta quinta (20), e como protocolo padrão adotado, precisou fazer a testagem de detecção de covid-19, para saber se seria liberada, mas positivou para a o novo coronavírus e precisou remarcar a cirurgia.
"Eu estou vacinada com as duas doses. Vim fazer o exame porque ia operar dos olhos e deu positivo. Eu já remarquei a cirurgia por telefone. Eu não estou sentindo nada, é mais como uma gripe. Eu acho que os sintomas estão leves. Meu sobrinho positivou ontem. Agora eu vou falar com a enfermeira, vou consultar o médico que vai me passar remédio e explicar os procedimentos. Eu estou tranquila, porque estou vacinada. Vou fazer o procedimento certo. Saindo daqui vou direto para casa, fazer o isolamento", finalizou.