Primeiro transplante alogênico de medula óssea do Norte é realizado em Belém

Paciente tem 50 anos e foi diagnosticada com leucemia grave aguda

O Liberal
fonte

No último dia 5 de maio, foi realizado o primeiro transplante de medula alogênico do Norte, em Belém. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24/05). O transplante alogênico é aquele em que o paciente recebe medula óssea de um doador, que pode ser parente ou não do paciente

Quem recebeu o transplante foi Crislene Campos Miranda, paciente de 50 anos, em Belém, diagnosticado com leucemia aguda grave. “Trata-se de um transplante aparentado. É uma história muito bonita, pois a paciente possui 08 irmãos, alguns somente por parte de pai. O doador compatível, o Luciano, é meio irmão dela, morador de Xinguara, mas eles não se conheciam pessoalmente. Mesmo assim, ele topou fazer o exame de compatibilidade de medula. Ele veio para Belém e ficou muito feliz em poder ser o doador da Crislane”, afirma o hematologista responsável pelo transplante, João Saraiva.

O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar pacientes com doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, erros inatos de metabolismo, mieloma múltiplo e doenças autoimunes. O procedimento consiste em substituir uma medula óssea deficiente por células normais de medula óssea, com a finalidade de reconstituir uma medula saudável. 

““O problema é que, apesar do Brasil ser o terceiro país no mundo em número de doadores, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil. Mais de 80 doenças tem indicações de realização de transplante de medula óssea para tratamento”, afirma o hematologista.

VEJA MAIS

image Maio Furta-Cor: campanha busca promover a saúde mental materna
De acordo com a rede de apoio, a saúde mental das mães é responsabilidade de todos

image Veja 6 alimentos que prejudicam o ganho de massa muscular
Saiba mais sobre uma alimentação saudável e equilibrada

image Veja quais são os municípios do Pará que devem ganhar novas UBSs com recursos do Ministério da Saúde
O total destinado a esses municípios é de R$ 6,4 milhões

O procedimento não requer cirurgia. “É um processo complexo, pois envolve a destruição temporária da imunidade do paciente. Fazemos uma quimioterapia para destruir as células cancerígenas. Por conta disso, o ambiente precisa ser o mais seguro possível.  E o Hospital HSM conta com todas as medidas que aumentam a segurança do paciente, como um andar inteiro com 10 apartamentos exclusivos para o transplante, onde todos contam com filtros de alta potência- chamados de filtros HEPPA- além de quartos com pressão positiva que reduzem de forma significativa o risco de contaminação do ar”, pondera o Dr. Saraiva.

1 - Como se tornar um doador?

Após a decisão de doar a medula óssea, o primeiro passo é procurar o hemocentro mais próximo, onde o doador assinará um Termo de Consentimento Livre, informando que autoriza a realização do exame de compatibilidade, chamado de Antígeno Leucocitário Humano.

Para isso é feita uma pequena coleta de sangue, para identificação da identidade genética do paciente, que será, então, utilizada pelos bancos de medula óssea. O doador é anestesiado em centro cirúrgico e a medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. O doador poderá retornar às suas atividades habituais uma semana após a doação.

Aliás, para ser doador é necessário ter entre 18 a 55 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

Após o cadastro e a realização da coleta de sangue, o resultado será examinado para as devidas identificações genéticas, que serão incluídas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). As informações genéticas serão cruzadas com os dados dos pacientes. E, quando houver alguém compatível, em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, outros exames serão solicitados.

“É de fundamental importância que a concentração de doação não seja apenas nas regiões Sul e Sudeste, como vem acontecendo, mas que seja expandida para todo o país. A população brasileira é muito miscigenada e quanto maior a expansão, maiores serão as chances de se conseguir um doador de medula óssea. Se você já for cadastrado no Redome, lembre-se de manter o seu cadastro atualizado, para uma maior rapidez na realização do transplante. O cadastramento é um gesto muito simples e que traz esperança para muitas pessoas. Doar medula é doar vida. Dentro de poucas semanas a medula do doador estará totalmente recuperada”, aponta o hematologista e coordenador do primeiro centro de transplante de medula óssea da Região Norte, João Saraiva.

2 - Processo de transplantagem

Em geral o processo do Transplante Alogênico de Medula Óssea é complexo e requer um passo a passo bem orquestrado para que seja bem sucedido, como por exemplo:

- Avaliação do Paciente e do Doador:

 Ambos passam por exames para verificar compatibilidade e saúde geral.

- Coleta de Células-Tronco do Doador:

 As células-tronco podem ser coletadas da medula óssea (geralmente do osso do quadril) ou do sangue periférico (após estímulo com medicamentos para aumentar as células-tronco no sangue).

- Preparação do Paciente (Condicionamento):

O paciente recebe quimioterapia e/ou radioterapia para destruir sua medula óssea doente e preparar o corpo para receber as novas células.

- Transplante:

As células-tronco do doador são infundidas no paciente através de uma veia, semelhante a uma transfusão de sangue.

- Pós-Transplante:

O paciente é monitorado de perto para observar a recuperação da medula óssea e a produção de novas células sanguíneas. Medicamentos imunossupressores são administrados para prevenir a rejeição do transplante e a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH).

- Reabilitação e Monitoramento:

O paciente continua sendo monitorado por várias semanas ou meses para garantir a recuperação e tratar possíveis complicações

Esse procedimento requer um acompanhamento rigoroso e pode levar vários meses para que o paciente se recupere totalmente e o novo sistema imunológico funcione corretamente.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM