MENU

BUSCA

Primeira Missa do Advento é celebrada neste domingo na sede de O Liberal

Celebração marca a sequência de ministrações de preparação para o Natal

Camila Guimarães

Como tradicionalmente ocorre aos domingos, a sede do jornal O Liberal, na avenida Romulo Maiorana, abriu as portas neste dia, 27 de novembro, para a comunidade participar da Primeira Missa do Advento, celebração que abre uma série de ministrações em preparação para o Natal. A missa foi presidida pelo padre Cláudio Pighin.

Começando às 11h e terminando por volta do meio-dia, a missa contou com a participação de mais de trinta pessoas. Na ocasião, o padre Pighin enfatizou o período de preparação da igreja para a celebração do Natal, data que faz referência ao nascimento de Jesus Cristo - Deus que se fez homem para salvação do seu povo.

Durante a homilia, padre Peghin fez referência à história bíblica sobre o Dilúvio e à ordem dada por Deus a Noé para que construísse a Arca. Em comparação com os tempos de Noé, em que muitas pessoas duvidaram ao aviso de Deus e não prepararam, o padre enfatizou que o mesmo acontece ainda hoje:

"Como lemos, naquele tempo, as pessoas comiam, bebiam, se casavam, quando veio o dilúvio e pegou a todos de surpresa. Como foi naquele tempo de Noé, agora é com o tempo de Jesus. Para perceber a presença de Deus não podemos nos concentrar apenas nas coisas do dia a dia. Noé se salvou porque ele não se amarrou somente às coisas do dia a dia", ensina o padre.

VEJA MAIS

Círio de Nossa Senhora das Graças tem a expectativa de levar 170 mil fiéis às ruas de Icoaraci
A programação da procissão será neste domingo (27), e iniciará às 7h, com uma missa na praça da igreja de São Sebastião, celebrada pelo bispo coadjutor da Diocese de Bragança, dom Raimundo Possidônio

Círio de Ponta de Pedras reúne fiéis em procissão neste domingo (27)
Neste ano, a celebração recebe o tema 'Maria, Mãe e Mestra'. A programação da Grande Romaria inicia às 7h, com uma missa na Igreja Matriz da cidade

Tribunal Regional Eleitoral do Pará realiza ação itinerante
Serviços estão sendo prestados ao eleitor no Parque Estadual do Utinga

Padre Peghin exortou a comunidade a buscar mais a oração, a comunhão entre os irmãos e a Palavra de Deus e não somente a se preocuparem com as coisas materiais que precisam conquistar, sob o risco de serem pegos desprevenidos quando da celebração do nascimento do Messias.

"Se não, vai acontecer como no tempo de Noé, que muitos foram pegos de surpresa. A salvação é para todos, porém, nem todos estão acolhendo a Palavra de Deus. Estamos começando esse período de missas, começando com pé direito o nosso Advento".

 

Fiéis se edificam com a mensagem

Para a fiel Maria José Melo, que completou 72 anos neste dia, a missa foi a oportunidade de aprender mais para se tornar cada vez melhor como pessoa:

"Hoje eu estava muito concentrada, por ser meu aniversário mesmo, para cada vez chegar mais perto de Deus, olhar bem o que eu tenho que fazer para melhorar cada vez mais e chegar cada vez mais perto de Deus".

A pediatra Leila Mutran, que participou da missa ao lado da filha Badrah Mutran, de oito anos, a celebração também é uma oportunidade de incentivar as crianças a participarem da vida em comunidade:

"Aqui tem um caráter mais íntimo, por isso gera mais calor humano, e agora estamos na tentativa de que mais crianças participem, que elas leiam, entreguem o ofertório, recolham a coleta e isso é um incentivo para elas".

Já Badrah comenta como se sente a respeito de participar da missa e desse momento da igreja de preparação para o Natal: "Eu me sinto mais calma, porque eu já fiz a minha Primeira Eucaristia, e eu acho que Jesus já perdoou todos os meus pecados".

Belém