MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém lança 'Semana do Bebê', com orientações às mulheres grávidas, até sábado (14)

A semana reflete sobre o fortalecimento do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a seis anos

Emanuele Correa

A Prefeitura de Belém, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançou na manhã de hoje (10) a programação da "Semana do Bebê", em evento que reuniu na Estação Gasômetro o Prefeito Emilson Rodrigues; Araceli Lemos, diretora geral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Lívia  Noronha, titular da coordenadoria da mulher de Belém; Maurício Bezerra, titular da secretaria municipal de saúde, entre outros representantes.

A semana tem como objetivo refletir sobre o fortalecimento do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, como prioridade na agenda do município: "a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa humana. Todos e todas em qualquer idade deve ter atenção do Estado, saúde física e psicológica, mas algumas pessoas terão dificuldades para desenvolver algumas dimensões e para que elas sejam pessoas plenas e felizes e saudáveis com disposição ao trabalho e com capacidade para produzir, é na primeira infância que se pode viabilizar o futuro, a capacidade cognitiva", observou o prefeito de Belém.

Este evento, segundo Edmilson, simboliza o compromisso do município com o desenvolvimento pleno de cada criança e pretende, até o final da sua gestão entregar um Hospital Materno-Infantil ao município: "o estado e os municípios devem garantir políticas para o desenvolvimento pleno das crianças, para que se desenvolvam integralmente, em exercício pleno da cidadania", disse ele.

A programação segue no período da tarde, a partir das 15h, com uma mesa redonda com mães de crianças com autismo e doenças raras e também ao longo da semana, até sábado (14) com: seminários, rodas de conversas, palestras, oficinas, assistência médica pré-natal, vacinação, ações de incentivo à amamentação, além de mais de 40 ações culturais, de orientações, cuidados, mobilização e conscientização, envolvendo escolas, maternidades postos de saúde, creches e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Orientações às mulheres grávidas sobre a importância do pré-natal, cuidados na prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente o HIV/Aids, e cuidados voltados para as crianças durante a primeira infância.

O Prefeito, Edmilson Rodrigues, reforça a importância das ações desenvolvidas ao longo desta semana, para os responsáveis que estão recebendo essa nova vida em seus núcleos familiares:

"A semana do bebê cria condições pedagógicas para criar política para o bebê e ao mesmo tempo para o poder público, cumprindo o seu papel de desenvolver políticas. Já no ventre a criança deve ser assistida. No pré-natal, no parto e no pós parto... Política de assistência de renda básica para criança, incentivo ao aleitamento materno e para aquela mãe que não pode amamentar o seu filho, política de criação de banco de aleitamento. O nosso objetivo é, ainda na nossa gestão, entregar à Belém um Hospital materno-infantil, reduzir a mortalidade de mães e de bebês", concluiu o prefeito.

Belém