MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém assina OS de R$ 136,5 milhões para início das obras do BRT da Júlio César

O projeto integra uma frente de obras que visam preparar a cidade para a COP 30, que acontece em novembro do ano que vem

O Liberal

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), dará início às obras do sistema BRT na avenida Júlio César, com a assinatura de Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,5 milhões. A cerimônia, marcada para a manhã desta terça-feira (11), às 9h, na praça Dorothy Stang, contará com a presença do prefeito Edmil​son Rodrigues e do secretário de Urbanismo, Lélio Costa.

O projeto do BRT Júlio César é uma iniciativa da prefeitura que visa preparar a cidade para a COP 30, evento que será realizado em novembro do ano que vem na capital paraense. As obras serão executadas pelo Consórcio TP BRT Centenário, e estão divididas em duas fases. A primeira fase, com duração prevista de 18 meses, ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.

VEJA MAIS

Veja as mudanças no trânsito da BR-316 devido às obras do BRT
Alterações valem até sexta-feira, 24, segundo o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano

Mais 20 Km da BR-316 inseridos nas obras do BRT Metropolitano recebem asfalto
As pistas expressas já estão cerca de 85% executadas, os túneis com mais de 90% concluídos e o Centro de Controle Operacional está 98% de avanço

BRT Metropolitano: avenida Independência ganha bloqueio temporário; veja o que muda no trânsito
As mudanças no trânsito são necessárias para que seja realizado o trabalho de drenagem do canal Toras, que passa por baixo da BR-316, no cruzamento com a Independência, e a própria drenagem da rodovia no mesmo trecho

Os trabalhos incluirão serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, construção de estações de passageiros e reurbanização. A etapa inicial, denominada pré-COP 30, compreenderá a construção de um elevado entre a avenida Paulo Frota e o aeroporto, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim, inserção de faixa de via preferencial, recapeamento e sinalização horizontal.

Após a COP 30, a fase pós-evento contemplará a construção das estações de passageiros, canaletas de tráfego do BRT, restauração das vias de tráfego, ciclovias, passeios, urbanização, iluminação e drenagem.

A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram tomadas em reuniões entre a Seurb, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, o Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio TP-BRT Centenário. As licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Belém