MENU

BUSCA

Praias de Salinópolis têm "invasão" de algas vermelhas

Técnicos monitoram fenômeno e Prefeitura limpa áreas de praia

Redação Integrada

Desde a última segunda-feira (11), algas de coloração avermelhada invadiram as praias do município de Salinópolis, no nordeste do Pará. De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Salinópolis, a vegetação é identificada em todo o litoral praieiro, sobretudo, nas praias do Atalaia, Maçarico e Corvina, que costumam ser bem procuradas por banhistas. 

No entanto, segundo a Prefeitura, esse tipo de vegetação não causa danos aos seres humanos, a não ser o incômodo de ocupar grandes extensões nas águas e na praia, dificultando o banho de mar e a circulação na areia da praia.

A Prefeitura de Salinas está atenta ao fenômeno. "Esse fato ocorre todos os anos, em função das chamadas águas grandes", afirmou o secretário municipal de Turismo, Júlio Vieira.

Diante do fenômeno, servidores da Prefeitura Municipal atuam na limpeza diária das praias. São utilizadas caçambas e pás mecânicas para remover e transportar a vegetação. Júlio Vieira destacou que a presença das algas em grande quantidade nas praias depende das marés. Em geral, o fenômeno tem a duração de uma semana. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinas monitoram a incidência das algas nas praias.

Belém