MENU

BUSCA

Por que Santo Antônio é considerado o 'santo casamenteiro'? Entenda o motivo

Nascido em Lisboa, Portugal, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões, Santo Antônio ingressou na ordem dos franciscanos e adotou o nome Antônio, ficando mundialmente conhecidos pelos inúmeros milagres

Gabriel Pires

Santo Antônio de Pádua, ou simplesmente Santo Antônio, é um dos santos mais populares do mundo católico, amplamente venerado e conhecido como o "santo casamenteiro". Mas entenda o porquê ele ganhou esse título e como a reputação como intercessor em causas amorosas se consolidou ao longo dos séculos.

VEJA MAIS

Dia de Santo Antônio: casal de Belém conta como foi abençoado pelo 'santo casamenteiro'
Tido como uma das figuras religiosas mais populares entre os brasileiros, o santo casamenteiro é celebrado pela Igreja Católica nesta terça-feira (13)

Igreja dos Capuchinhos começa festividade de Santo Antônio nesta sexta (31), em Belém; saiba mais
Durante os treze dias da Festividade haverá missas, atrações culturais, venda de comidas típicas e mais

Arraial da Casa do Pão de Santo Antônio arrecada recursos para idosos nesta quarta feira, em Belém
Homenagem ao primeiro santo junino vai até dia 13 de junho, dia do santo

Nascido em Lisboa, Portugal, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões, Santo Antônio ingressou na ordem dos franciscanos e adotou o nome Antônio. Ele se destacou como um brilhante pregador e teólogo, conhecido por sua profunda devoção e pelos sermões que atraíam milhares de pessoas.

Milagres 

Santo Antônio é amplamente reconhecido pelos muitos milagres realizados, tanto em vida quanto após a morte. Entre as histórias mais famosas está a do sermão aos peixes, onde, ao não ser ouvido pelos homens, ele pregou para os peixes que emergiram para escutá-lo. No entanto, foi a dedicação de Santo Antônio aos pobres e oprimidos que lhe conferiu uma reputação especial.

Ele frequentemente ajudava pessoas necessitadas a encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas, incluindo problemas matrimoniais e questões amorosas. Conta-se que Santo Antônio ajudava mulheres pobres a conseguirem dotes para se casarem, o que era crucial naquela época para que pudessem contrair matrimônio.

Tradições 

A fama de Santo Antônio como casamenteiro é reforçada por diversas tradições e simpatias populares. Em muitos países, especialmente no Brasil, as pessoas fazem promessas e realizam rituais na esperança de encontrar um parceiro. Uma das simpatias mais conhecidas envolve colocar a imagem do santo de cabeça para baixo até que um pedido de casamento seja realizado.

Além disso, no Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, muitas igrejas distribuem pães bentos, conhecidos como "pão de Santo Antônio". Esses pães são guardados como símbolos de bênção e proteção para o lar, e acredita-se que ajudam a garantir prosperidade e um bom casamento.

Belém