MENU

BUSCA

Partiu, malhar! Veja dicas para voltar aos treinos após a pausa para as férias

Professora de academia dá dicas para executar exercícios com segurança e sem causar lesões

Dilson Pimentel

Com o fim das férias de julho, muita gente está voltando à rotina dos exercícios físicos, que foram suspensos durante alguns dias ou mesmo meses. A professora Annállya Noêmia, que trabalha na academia Mega Training, na avenida Romulo Maiorana, no Marco, em Belém, dá orientações para quem está retomando agora com os treinos na academia.

"A pessoa tem que estabelecer as metas que ela já tinha antes de parar de treinar”, disse. Nessa retomada das atividades, é necessário reduzir um pouco as cargas de peso. "A pessoa pode manter o exercício, mas reduzindo a carga, para que não se lesione e não fique tão fatigada”, explicou.

Nesses casos, a recomendação é que a pessoa treine três vezes por semana. “Para ela manter um pouco o descanso até voltar sua rotina antes das férias”, disse Annállya Noêmia. Mas, para quem vai começar a treinar a partir de agora, é preciso, antes, procurar um médico para fazer exames de rotina.

E, em relação aos treinos, saber qual objetivo pretende alcançar na academia. “Normalmente as pessoas vêm para fazer uma atividade física não apenas pela estética, mas buscando qualidade mesmo de vida, tanto física quanto mental”, explicou a professora.

LEIA MAIS:

Estudante retoma à academia após 6 meses

Depois de seis meses sem treinamento, a estudante Yasmin Rayol, 22 anos, está retomando os exercícios agora. “Basicamente, eu estava sem tempo e sem muita vontade de treinar”, disse. Ela afirmou que reduziu a carga dos exercícios. “Tinha aparelho que, antes, eu pegava 60 quilos. Agora estou voltando para 15, 20”, afirmou. “Os exercícios também são diferentes. São mais leves”, contou. Como ficou muito tempo sem exercício, Yasmin contou que ficou bem dolorida depois de voltar a malhar na academia.

A professora Márcia Thales também estava sem treinar há quase seis meses e retomou os treinos nesta segunda-feira (29). Ela falou sobre os cuidados que vai adotar. “Procuro fazer atividade física com uma intensidade moderada, com poucas repetições”, contou. Ela afirmou que pretende comparecer à academia pelo menos três vezes por semana. Márcia disse que ter ficado todo esse tempo sem malhar não foi bom para a sua saúde: “A gente percebe no nosso dia a dia, né? A nossa qualidade de vida”.

Cléo Brandão de Moraes, aposentada de 67 anos, não parou de treinar, nem mesmo nas férias de julho. “O exercício físico é bom para a mente, para o corpo e a alma, para ter uma qualidade de vida melhor", afirmou. "Também melhora a minha autoestima. Por isso não paro de vir à academia”, contou. Ela malha de segunda a sexta.

Exercícios para se fazer na academia, mas com acompanhamento profissional

Agachamento, que pode ser tão adequado para pessoas que apresentam problemas na coluna e joelho

Elevação pélvica no solo, que é bom para coluna

Alongamentos

Exercícios que são mais simples de executar: tríceps, rosca direta, remada baixa, elevação lateral

Atividades realizadas aparelhos para melhorar a postura da pessoa

Fonte: Annállya Noêmia

 

Belém