MENU

BUSCA

Para voltar com trios elétricos, pré-carnaval da Cidade Velha pode ganhar novo percurso

Proposta de novo trajeto inclui avenida Almirante Tamandaré e rua Dr. Assis

João Thiago Dias

O pré-carnaval da Cidade Velha pode ter novo trajeto para voltar a contar com a presença de trios elétricos no próximo fim de semana. Diante da insatisfação de vários bricantes que sentiram falta das fontes sonoras no primeiro fim de semana, a Liga dos Blocos da Cidade Velha sugeriu, na manhã desta quarta-feira (30), durante reunião com todos os envolvidos no evento, na Secretaria de Segurança Pública, uma nova proposta de percurso para que os trios não causem nenhum dano ao patrimônio histórico das vias estreitas do bairro. 

A concentração seria no mesmo horário de sempre, às 16h, tanto no sábado como no domingo, próximo do posto Pinheiro, na avenida Almirante Tamandaré com a rua Ângelo Custódio. Dali, os brincantes iriam pela contramão na avenida Almirante Tamandaré em direção ao cruzamento com a rua Dr. Assis, de onde deixariam o trio e seguiriam apenas com bandas de fanfarra, até à Praça do Carmo.

Segundo Sharlles Santos Afonso, membro da liga, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) não teria sinalizado positivamente para a sugestão. "O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concordou, mas, a priori, a Funbel não deu o sinal verde", contou.

"Se mantiverem a negação, nós sairemos das ruas e o evento ficará apenas nas casas noturnas Açaí Biruta, Mormaço e Insano Marina Club. E a Prefeitura terá que explicar para as 60 mil pessoas do sábado e para as 80 mil do domingo o motivo", acrescentou Sharlles.

Em nota, a Prefeitura de Belém esclareceu que, de forma nenhuma, se opõe às mudanças apresentadas pela Liga. 

"Diante da proibição do Iphan, do uso de fontes sonoras, a Liga tem interesse de estender o percurso até a avenida Almirante Tamandaré onde, além das bandinhas, haveria trios elétricos. A sugestão também será acatada pela Prefeitura de Belém, como no caso da retirada dos trios determinada pelo Iphan, desde que o Governo do Estado, através da Polícia Militar, garanta efetivo que cubra toda a mudança de planejamento exigida por essa nova proposta da Liga", informou a nota.  

Belém