MENU

BUSCA

Paróquia de Santo Antônio de Lisboa inicia festejos do santo

Eduardo Rocha

No primeiro domingo de junho, mês de Santo Antônio, a Capela de Santo Antônio de Lisboa, no entorno da Praça Batista Campos, no centro de Belém, ficou lotada de fiéis que compareceram ao templo religioso para orar e prestar homenagem ao santo. A Festividade começou na sexta-feira (31), com a coroação de Nossa Senhora na nova Igreja Matriz, na Rua Fernando Guilhon perto da Padre Eutíquio, e enfoca o tema dos 50 anos da fundação da paróquia nos 300 anos da Diocese de Belém - "50 anos de missão e evangelização - Celebrar a nossa história, testemunhando a unidade". 

A festividade prosseguirá até dia 13, dia do santo, na Capela, na Igreja Matriz e no Centrão. No dia 13, a procissão de encerramento ocorrerá a partir da capela, às 18h30, em direção à Igreja Matriz. Os devotos seguirão pela Rua dos Tamoios, Serzedêlo Corrêa, Timbiras, Apinagés, Fernando Guihon até a Igreja Matriz. Desde o dia 1º até o dia 13, são celebradas missas na Igreja Matriz e na Capela. A programação é coordenada pelo frei Edilson Rocha, pároco de Santo Antônio de Lisboa.

Os fiéis participaram da missa das 17 horas presidida pelo padre Welbert de Oliveira. Antes da cerimônia religiosa, padre Welbert destacou que a devoção ao santo "é uma tradição católica, e a devoção popular aproxima as pessoas de Deus". "É uma experiência de fé, e Santo Antônio é um dos santos mais populares; por seu exemplo, Santo Antônio incentiva as pessoas a praticar a caridade com aqueles que mais precisam", completou. 

No Centrão, na Rua São Miguel, entre Padre Eutíquio e Dr. Moraes, no bairro da Cremação, funciona uma programação cultural. Para este domingo (2) apresentaram-se a banda Sorriso Moleque, Quadrilha Junina e Casamento na Roça. A partir das 20 horas, será a vez de Boi Bumbá Flor do Campo e a cantora Vanessa Moraes (voz e violão).

Nesta segunda-feira (3), a partir das 20 horas, quem se apresentará ao público é Dayan FM (voz e violão). Na Capela, já funciona um arraial com variedade de comidas típicas, e, no dia 6, às 19 horas, haverá apresentação da Marujada de Bragança em frente à igreja, no entorno da Praça Batista Campos.

Belém