Pará fecha novembro com 54 mil ocorrências atendidas pelos Bombeiros
Corporação fez 136 anos este sábado: Pará tem um chamado a cada onze minutos
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará comemorou 136 anos no último sábado (24). Uma cerimônia na sede do comando da corporação marcou a data.
Quarto mais antigo do Brasil, o corpo de combatentes do fogo do Pará é o sexto em número de militares. Hoje seu efetivo soma 3.022 mulheres e homens, entre oficiais e praças, atuando em 43 unidades operacionais e administrativas, distribuídas em 13 quartéis na grande Belém e em mais de 25 municípios.
A corporação possui ainda um centro de atividades técnicas, uma policlínica para atender ao efetivo, um centro de manutenção e um centro de formação de praças, além de academia de formação de oficiais. Incluindo a região metropolitana, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará tem cobertura sobre cerca de 56% da população paraense.
OCORRÊNCIAS
Com base nos dados fornecidos pelo sistema de ocorrência SISCOB, a cada 11 minutos os bombeiros atendem a um chamado no Pará.
De acordo com o comandante geral do CBMPA, coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento, nos últimos dois anos e meio foram investidos aproximadamente R$ 64 milhões na corporação.
Apenas neste ano, até o mês de novembro, foram atendidas quase 54 mil ocorrências envolvendo incêndios, salvamentos, atendimento pré-hospitalar e prevenção de auxílio.
Com a presença de autoridades, a cerimônia de aniversário dos Bomvbeiros no Pará finalizou com o desfile da tropa em pelotões formados por militares combatentes, socorristas, guarda-vidas, oficias e praças da reserva, a banda de música, cadetes do curso de formação de oficiais, do Programa Escola da Vida e desfile motorizado de viaturas de incêndio.