MENU

BUSCA

Círio 2024: previsão do tempo aponta possibilidade de pancadas de chuva nas procissões

Sol deve continuar entre nuvens durante a semana com mínimas de 23°C e máximas de até 36°C

Vito Gemaque

A programação do Círio 2024 pode ter pancadas de chuva neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas isoladas são esperadas na Região Metropolitana de Belém (RMB). Ainda de acordo com o Inmet, não devem ocorrer chuvas intensas ou tempo totalmente seco, como no mês de setembro, que foi o mês mais seco do ano.

VEJA MAIS

Círio 2024: 42ª romaria da Polícia Militar homenageia a Virgem de Nazaré em Belém
Policiais militares, seus familiares e civis se reuniram para pedir proteção, segurança e paz

Manto de Nossa Senhora de Nazaré: conheça a história por trás da peça sagrada do Círio
Missa de apresentação do manto do Círio de Nazaré 2024 acontece nesta quinta-feira (10)

Expectativa para a Missa de Apresentação do Manto toma conta dos devotos
O evento será realizado nesta quinta-feira (10), após missa celebrada na Basílica Santuário

“Não tem mudança significativa com relação aos últimos dias na Região Metropolitana de Belém, ou seja, estado do céu é parcialmente nublado com sol entre nuvens. Nos dias de sexta-feira, sábado e domingo não tem previsão de chuvas, mas tem condições favoráveis para pancadas de curtas durações. Essas pancadas podem ocorrer no final da tarde. De manhã até às 14h não tem chuva”, destacou o meteorologista do Inmet José Raimundo Abreu.

De acordo com o pesquisador, a umidade se forma na capital no início da tarde e podem ocorrer chuvas na capital, em Ananindeua e Icoaraci. A temperatura deve variar entre 23°C a 24,5°C nas temperaturas mínimas e 34°C e 36°C nas máximas. As temperaturas mínimas devem ocorrer entre 5h e 6h, já as máximas entre 11h e 14h30.

 O índice pluviométrico, que mede a quantidade de chuvas, tem aumentado no mês de outubro. Até a última segunda-feira (07/10), o índice registrado pelo Inmet atingiu 24 mm em Belém, o que já indica que o mês deve terminar com aproximadamente 120 mm, caso continue com a mesma quantidade de chuvas. 

“A gente não descarta que ocorram chuvas fortes de 15 minutos, devido a evaporação e umidade que formam nuvens isoladas. Às vezes, forma uma cúmulo-nimbo com abrangência horizontal de 3 Km a 5 Km e que se precipita. Em Belém e nessa área próxima, a baia favorece a evaporação a água”, explica José Raimundo. 

 

Belém