Ônibus sofre pane em túnel do Entroncamento e passageiros são resgatados pelos bombeiros
Em decorrência da forte chuva da tarde desta quarta (11), a cidade ficou alagada em vários pontos
Passageiros e motoristas ficaram presos em um alagamento no túnel do Entroncamento, no sentido de saída de Belém. Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Corpo de Bombeiros estiveram na área para resgatar os passageiros. Os militares utilizaram um bote e entre 15 a 20 pessoas foram resgatadas.
Segundo testemunhas, o túnel já estava alagado quando o ônibus tentou atravessar, entre 15h e 15h30. Dois carros já haviam parado ao tentar atravessar a inundação, mas o ônibus tentou atravessar. No meio do caminho, o veículo de grande porte parou. Um caminhão que vinha atrás bateu na traseira do ônibus e voltou de ré para evitar também ficar parado no túnel.
VEJA MAIS
Monique Sousa, de 29 anos, estudante de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi uma das últimas passageiras a ser resgatada do ônibus Paar - São Brás. Ela relatou que o motorista insistiu em tentar atravessar o túnel, mesmo com o aviso dos passageiros que não daria certo. Ela perdeu compromisso no curso, por causa da situação.
O motorista do ônibus Raimundo Silva, de 58 anos, disse que tudo aconteceu muito rápido e que a água aumentou no momento que o veículo estava passando. O trabalhador rodoviário, que tem 39 anos de profissão, nunca havia sofrido uma situação como a que viveu no túnel.
"A água subiu muito. A princípio como a água não estava subindo eu ia tentar passar, mas foi muito rápido. Pegou logo os carros da frente. Depois o ônibus que deu pane. Eu liguei para a empresa e eles orientaram para não bater na chave. Em seguida liguei para o Corpo de Bombeiros", detalhou o motorista.
O tenente Pedro Alencar, que está na operação de resgate dos passageiros, explica que em decorrência da forte chuva a área ficou alagada. O veículo tentou fazer uma ultrapassagem e não teve êxito. Diante disso, o coletivo ficou parado e o Corpo de Bombeiros foi acionado.
"Como tinha risco de submergir, foi necessário realizar o resgate. Quando chegamos, o nível da água estava cobrindo o pneu do coletivo e foi esse o nível máximo que chegou. A gente fez a análise do risco e fizemos a retirada com o máximo de segurança, pois tinham idosos e crianças. Foi necessário o uso de bote", pontua o tenente.
Os dois carros e o ônibus foram resgatados do túnel por volta das 17h30. Um dos proprietários de um veículo HB20 sedan abandonou o veículo no local. O outro um Jeep Renegade foi puxado por um guincho. Os bombeiros conseguiram no final da tarde retirar o ônibus. Até às 18h, o túnel ainda estava interditado com um nível alto de água. O trânsito estava congestionado nos dois sentidos.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que já está mobilizando equipe para resolver a situação no túnel do Entroncamento