O Liberal na Escola: estudantes aprendem sobre produção de conteúdo impresso e digital
Turma da escola bilíngue Seeds, do bairro do Marco, estão produzindo uma revista e um podcast para os projetos que instituição promove com objetivo de formação cidadã
Alunos do quinto ano do ensino fundamental da escola Seeds, localizada no bairro do Marco, em Belém, estiveram na redação do jornal O Liberal pelo programa O Liberal na Escola. A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (15). Os alunos foram acompanhados de professores e do coordenador do programa, Alan Siqueira. A instituição trabalha com ações voltadas à formação cidadã. A turma está no desenvolvimento de uma revista e um podcast.
Eles foram inicialmente recepcionados por Lázaro Magalhães, chefe de Produção de Conteúdo, que apresentou a redação a eles, falou sobre o processo de produção de notícias e do funcionamento da Redação Integrada de O Liberal, que abrange o jornal impresso, o portal de notícias OLiberal.com, redes sociais e a Rádio Liberal. Ele fez questão de frisar a importância do jornalista, especialmente em tempos de combate às fake news.
Os alunos iniciaram as perguntas ao coordenador, especialmente sobre notícias voltadas para os cadernos especiais, desde o processo de produção de pauta, diagramação à impressão. Lázaro deu exemplo do caderno Amazônia Viva, periódico encartado no jornal O Liberal que traz informações científicas e notícias sobre a Amazônia. O interesse dos estudantes nos cadernos especiais vem do fato de que os alunos estão em fase de produção de revista impressa e online como atividade avaliativa em sala de aula. A revista é produzida pelos próprios alunos, com o conteúdo totalmente em inglês.
A coordenadora de Redes Sociais de O Liberal, Elva Vieira, também participou do encontro. Em conversa com os estudantes, ela explicou como funciona o conteúdo produzido e como é feita a distribuição no Instagram, Facebook, Twitter, Tiktok, WhatsApp e Telegram de O Liberal.
Os alunos demonstraram interesse especialmente pela plataforma do Instagram e nos softwares utilizados pela equipe para edição de imagens e vídeos. Também fazem parte das atividades dos alunos a criação e a publicação de conteúdos para os times de robótica que a escola participa.
"Nosso trabalho com redes sociais para o jornal funciona de uma maneira diferente do que para a maioria das pessoas. Por aqui, utilizamos plataformas para mensurar como os conteúdos são recebidos pelos nossos leitores. São essas métricas que sinalizam quais os conteúdos fizeram sucesso e nos ajudam a pensar em como podemos aperfeiçoá-los", afirmou Elva.
Em seguida, o coordenador de Audiovisual, Tarso Sarraf, contou sobre as imagens e vídeos produzidos pelo grupo e questões como a importância do conteúdo autoral e de utilização devida de direitos autorais.
Em conversa com os alunos, o diretor de Conteúdo do Grupo Liberal, Daniel Nardin, explicou a importância do programa O Liberal na Escola para a escolha profissional dele. Foi a partir de uma visita à redação de O Liberal que ele, ainda criança, optou pela carreira de jornalista. Para fechar o encontro, Nardin abriu o jornal impresso e, junto com os estudantes, analisou as notícias importantes, as imagens publicadas e como cada item disposto nas páginas do jornal foram pensados para fortalecer a integração do offline com o online.
Os alunos se dirigiram aos estúdios da Rádio Liberal para uma atividade prática: uma gravação ao vivo do podcast, que também é parte de atividade avaliativa da escola, além de terem conhecido outras dependências do jornal.
"Essa foi uma visita de suma importância por, assim, contribuirmos com a educação do nosso estado. O Liberal é referência para escolas, para alunos e professores. Quando se pensa em inovação, tecnologia e informação segura, se pensa em O Liberal. O programa continua de portas abertas para contribuir com essa visão crítica da sociedade, através de nossos conteúdos", concluiu Alan Siqueira.