O Liberal na Escola: alunos da escola Cora Tereza, de Marituba, visitam a sede do Grupo Liberal
Os alunos tiveram contato com exemplos visuais de edições de jornais, o que permitiu uma compreensão prática de como a teoria aprendida em sala de aula é aplicada no dia a dia da profissão
Na manhã desta quinta-feira (5/12), 15 estudantes do 9° ano da Escola Municipal Cora Teresa da Silva Rocha, do município de Marituba, visitaram a sede do Grupo Liberal, no bairro do Marco, em Belém. A iniciativa faz parte do programa “O Liberal na Escola". Os estudantes conheceram de perto as instalações e a rotina da produção de notícias para os jornais impressos, para o portal Liberal.com e para a Liberal +.
O grupo foi recebido pelo coordenador do núcleo de Atualidade, João Thiago Dias, e pelo repórter Dilson Pimentel. Os profissionais falaram sobre o desenvolvimento técnico, que envolve pesquisas e apuração, além do cuidado com a veiculação dos conteúdos. E sobre a preocupação com os termos corretos a serem utilizados e a preservação de dados em materiais sensíveis.
A coordenadora pedagógica da escola, Priscila Lima, que acompanhou os alunos durante a visita, relatou que essa foi uma oportunidade para que os alunos pudessem conhecer diversos gêneros textuais, como é o caso da notícia. Ela ainda destacou que, após a visita, os alunos pretendem implementar um jornal escolar.
“Essa é uma oportunidade para que eles entendam quais são as estruturas e os aspectos dentro desse gênero. E para que eles vivenciem isso na prática, nós trouxemos os alunos para visitar as dependências do Jornal Liberal. Para que eles entendam que existe um longo processo até os jornais e as notícias chegarem às residências. E esse processo precisa partir de algo metódico e não arbitrário. Isso não é uma função aleatória. Então, a importância dessa visita é que eles vivam a prática. E isso faz parte de uma estratégia de aula, para que eles vivenciem essa experiência de produção”, destaca a coordenadora da escola.
A estudante Raquelly da Costa Miranda, 15 anos, celebrou a visita, pois ela pôde conhecer de perto como é a produção de uma notícia. “A gente precisa disso e eu vou levar aqui um conhecimento a mais sobre como é produzida uma matéria”, disse a estudante.
O estudante Yan Cristhian, 14 anos, ficou feliz em conhecer a área do esporte, pela qual ele mais se identifica e ele mais se identifica. “Saber que o jornal impresso vem no dia seguinte e o portal vem mais urgente me impressionou bastante. Mas o que mais me chamou atenção foi a parte de esporte e como é feita a parte de apuração e produção dessas matérias”, comentou o estudante.
Para o coordenador do programa O Liberal na Escola, Alan Siqueira, o projeto é uma oportunidade para que os estudantes possam aprender para além da sala de aula
"Receber os alunos e providenciar essa experiência de mundo para nós é uma grande missão. Além do viés pedagógico, também fortalecemos a formação cidadã e a preparação para o mundo do trabalho. Temos a certeza da importância da nossa contribuição na preparação de cidadãos que promovem a transformação social através da suas ações cotidianas. Por isso, destacamos o viés holístico das nossas atividades, assim buscando ampliar o horizonte de percepção e, consequentemente, atender as demandas integrais da proposta de formação dos educandos”, disse Alan.
Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)