Natal nas águas: grupo promove ação solidária na Ilha das Onças, em Belém

Realizada nesta segunda-feira, 23, a iniciativa beneficiou 90 famílias, moradoras da região

Gabi Gutierrez
fonte

O Furo Grande, na Ilha das Onças, foi palco, de uma iniciativa que alia solidariedade e tradição, nesta segunda-feira, 23 de dezembro. Há seis anos, uma ação especial de Natal é realizada para as famílias da região, entregando presentes, cestas básicas, kits de higiene e material escolar. Neste ano, cerca de 90 famílias e aproximadamente 60 crianças foram beneficiadas, em um momento marcado pela alegria e pela aproximação com a cultura local.

VEJA MAIS:

image Ação de Natal arrecada brinquedos e fraldas para crianças acolhidas pela Casa Menino Jesus
Campanha visa proporcionar um Natal mais acolhedor para crianças com câncer atendidas pela Casa Menino Jesus, que acolhe pacientes em tratamento médico na capital paraense

image Mais de 150 famílias são beneficiadas com festa solidária de Natal em Ananindeua; veja como ajudar
O 16º Natal Solidário dos Amigos da 41 ocorre no dia 22 de dezembro, às 9h

image Estudantes, profissionais e voluntários levam ação social a comunidade do Pará
11ª edição do Natal Solidário teve mais de 30 consultas médicas familiares e distribuição de 150 brinquedos

A jornada começa ainda cedo, com os 50 voluntários, integrantes de um grupo de remo, atravessando as águas da região para chegar ao Furo Grande. O Papai Noel não chega de trenó, mas sim remando, uma adaptação que traduz o espírito amazônico da ação. "O Papai Noel que chega remando é algo que aproxima ainda mais a gente da realidade das crianças daqui. Elas se identificam, porque é algo que faz parte do dia a dia delas", explica Igor Bonna, participante da iniciativa. Segundo ele, o encontro é um momento único, cheio de brincadeiras, sorrisos e carinho.

Para Igor, estar presente é muito mais do que distribuir itens materiais. "Isso é o ponto alto do Natal pra mim. Ver a alegria das crianças ao receberem os presentes e a curiosidade delas com o Papai Noel chegando de barco é uma experiência que não tem preço", conta. Ele reforça que, mesmo com as dificuldades enfrentadas por muitos moradores da região, os voluntários buscam trazer um pouco de leveza e felicidade, ainda que por um dia. "Com a força do grupo, conseguimos proporcionar esse momento de alegria e construir memórias felizes para essas famílias."

A relação entre os organizadores da ação e a Ilha das Onças é de longa data. Alan Bordallo, de 38 anos, um dos sócios do grupo que organiza a iniciativa, explica que a escolha da comunidade do Furo Grande para a realização não é por acaso. "A gente frequenta muito essa região durante o ano, trazendo passeios e comemorando aniversários dos nossos integrantes. São pessoas que já conhecemos há muitos anos e, nesse momento, queremos retribuir o carinho que sempre recebemos, compartilhando o que temos e recebendo de volta essa alegria que eles nos transmitem."

Este ano a ação teve uma novidade: a distribuição de materiais escolares. Uma das integrantes do grupo, Stefanie Napoleão, é dona de uma loja de papelaria e colaborou com as doações. Ela diz que fazer a doação de materiais era uma meta pessoal e falou sobre a importância dessa atitude: “Além de trazer esse espírito de natal, união, a gente promove, ainda, a educação, que é o que vai dar a oportunidades e que vai ajudar no desenvolvimento dessa região”, explicou a empresária.

natal solidário ilha das onças

Realizada na segunda-feira, 23 de dezembro, Alan ressalta que, ao todo, o projeto beneficiou 90 famílias e 54 crianças nesta edição. "É emocionante ver como as crianças se envolvem nas brincadeiras e como as famílias ficam felizes em participar desse dia. Isso é o verdadeiro espírito natalino. Saímos daqui abastecidos de energia positiva e com a certeza de que estamos contribuindo para fazer a diferença na vida dessas pessoas."

A programação incluiu lanche e atividades recreativas, que transformaram a manhã em um momento de descontração e celebração. "O mais especial é ver como eles se entregam ao momento, seja ao ganhar um presente, seja ao participar das brincadeiras. Essa troca é algo que levamos no coração", afirma Igor.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM