MENU

BUSCA

Musicoterapia ampara crianças durante tratamento oncológico em hospital de Belém

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, na capital do Pará, recebe o projeto “Música de Cura: Notas de Esperança” nos dias 19 e 20 de junho

Lívia Ximenes

Crianças do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, Pará, são amparadas pela musicoterapia durante o tratamento. Com a prática, que promove o uso da música para fins terapêuticos, é possível recuperar e manter a melhora da saúde física e mental, conforme a Associação Nacional de Musicoterapia dos Estados Unidos (National Association of Music Therapy - NAMT). A instituição recebe, nos dias 19 e 20 de junho, o projeto “Música de Cura: Notas de Esperança”.

VEJA MAIS

A musicoterapia pode reduzir os efeitos colaterais de tratamentos, segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada com 45 pacientes de transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas (TCTH Aut.) do Hospital Erasto Gertner, em Curitiba. O estudo apontou a redução de 78,8% de náuseas e 48,4% de dores nos participantes, além da volta do contato social, sonoro e cultural com a recriação de músicas conhecidas pelo paciente. O levantamento também mostrou queda na sensação de confinamento social imposto pelo tratamento.

VEJA MAIS

A arte-terapia na linha de frente de tratamentos psicológicos
Expressões como a pintura, dança e música ajudam pessoas como Rodrigo Silva, morador do bairro do Júlia Seffer que descobriu na arte mais do que seu tratamento.

Testes de terapia gênica restauram audição nos dois ouvidos de 5 crianças nascidas surdas
Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (5) na revista científica Nature Medicine

Homem é curado de diabetes 2 após transplante experimental
Segundo estudo da Universidade de Xangai O paciente, que convivia com diabetes há 25 anos, não usa diária há 2 anos e 9 meses , após à terapia inovadora

A iniciativa do projeto “Música e Cura: Notas de Esperança” no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo conta com canções clássicas, como “Aquarela” e “O Caderno”, de Toquinho; músicas d’A Turma do Balão Mágico e “Uni-Duni-Tê”, do Trem da Alegria. A ação visa melhorar o bem-estar das crianças, reduzir o estresse e a ansiedade e estabelecer um ambiente hospitalar acolhedor e humanizado.


O “Música de Cura: Notas de Esperança” se apresenta nos dias 19 e 20 de junho, às 9h30, na instituição médica em Belém.

Serviço

Projeto de musicoterpia “Música de Cura: Notas de Esperança”

Dias: 19 e 20 de junho (quarta a quinta-feira)

Horário: 9h30

Local: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Travessa Quatorze de Abril, 1394 - São Brás. Belém, Pará)

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Belém