MENU

BUSCA

Museu de Portas Abertas: alunos têm contato direto com as pesquisas realizadas no Museu Goeldi

A programação começou nesta quinta (3) e terminará nesta sexta (4), Parque Zoobotânico, em Belém

Dilson Pimentel

Uma ação educativa que objetiva apresentar, para o público, de forma didática e lúdica, as pesquisas desenvolvidas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Esse é o objetivo do "Projeto Museu de Portas Abertas", que começou na manhã desta quinta-feira (3) e terminará nesta sexta-feira (4), no Parque Zoobotânico, na avenida Magalhães Barata, em São Brás, em Belém.

VEJA MAIS

Evento aumenta as possibilidades de diálogo com a população, especialmente a escolar

A chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva, disse que o evento “aumenta as possibilidades de diálogo com a população, especialmente a escolar, e também estimula o encontro de gerações de pesquisadores, educadores e estudantes abrangidos nas atividades”.

A coordenação de Botânica, por exemplo, apresenta várias linhas de pesquisa. “Você vai ter lá os fungos, a Etnobotânica, você vai ter a parte de frutos”, explicou. A coordenação de Zoologia está trazendo animais vertebrados e invertebrados, com demonstração de insetos.

Foi montada uma armadilha de coleta de insetos para demonstrar as técnicas que são usadas quando os pesquisadores vão para campo coletar esses animais para pesquisa.

"Temos a Paleontologia (ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra), que está aqui dentro da exposição diversidade, falando sobre os animais pré-históricos que existiram na Amazônia”, disse Ana Cláudia Silva. “Na verdade, não são pesquisas específicas. São linhas de pesquisas”, completou.

Os alunos gostaram da programação. Enzo Soares, 16 anos, estuda na escola estadual Ulysses Guimarães. "Achei muito importante, porque a gente aprende mais sobre as espécies, sobre os animais e sobre coisas antigas, os fósseis", disse.

Estudante do mesmo colégio, Gabriela Alvares, também de 16 anos, disse que era uma aula experimental. "Aprender sobre a nossa floresta", disse, acrescentando que também gostou de receber informações sobre os fósseis. 

Museu de Portas Abertas

A programação do Museu de Portas Abertas faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Com o intuito de incentivar o aprendizado e divulgar a pesquisa científica na Amazônia.

Serviço - Museu de Portas Abertas 2022

Data: 3 e 4 de novembro.

Hora: 9 às 12h e 14 às 16h30.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (avenida Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém).

 

Belém