MENU

BUSCA

Movimento de Emaús manterá legado de padre Bruno, dizem coordenadores

Grupo vai definir as estratégias para manter vivas as ideias de seu fundador

Dilson Pimentel

Coordenador de sustentabilidade do Movimento de Emaús, José Maria Dias deu entrevista, à Redação Integrada, nesta segunda-feira (1º). Ele falou sobre a morte do padre Bruno Sechi, ocorrida na sexta-feira (29), e como ficará a entidade a partir de agora. O Movimento de Emaús completará 50 anos dia 12 de outubro de 2020, Dia das Crianças - crianças, aliás, para as quais o padre Bruno dedicou sua vida. 

“O padre Bruno sempre se preocupou em estruturar o Movimento de Emaús para que a organização fosse autônoma e não precisasse da sua figura. E, assim, o Emaús é uma associação, com membros efetivos, membros colaboradores, voluntários e mantenedores. Possui organicidade, assembleia geral, coordenação geral  e conselho executivo voluntários, e coordenações executivas. Anualmente temos nosso planejamento”, explicou.

Segundo ele, padre Bruno, há algum tempo, não ocupava nenhuma coordenação no movimento. “Mas era nosso consultor, agregador, referência, animador, etc. Sempre o buscamos para construir soluções”, disse. “Para a sociedade, ele é a cara do Movimento de Emaús. Ele abria portas para o Movimento. Ele não gostava de pedir nada a nem uma autoridade, seja ela quem fosse. Procurava, sim os amigos”, acrescentou. José Maria contou que, após sua ausência física, “vamos, ao longo dos próximos dias, nos reunir para avaliarmos o panorama e continuar o trabalho da melhor forma possível. Buscaremos sempre pautar nossas ações balizadas pelo pensamento e princípios dele”.

E acrescentou: “Deveremos continuar interagindo com a sociedade no sentido de convidar a todos e a todas para se associar ao trabalho do Emaús, visto que é responsabilidade compartilhada da família, sociedade e Estado priorizar o cuidado com o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, principalmente aquelas em risco social, sem perspectivas de oportunidade, mesmo que garantidas pela lei do país. Nesse sentido, o Emaús é uma ‘interface’ para todos aqueles que desejam colocar em prática esse cuidado. Uma das melhores formas de consolidar um fundo permanente é aumentar o nosso número de mantenedores, pessoas físicas e jurídicas. Doações mensais de pequeno valor a partir de 30 reais”.

Especificamente sobre a continuidade das campanhas, José Maria disse que os demais coordenadores vão “amadurecer  a estratégia a partir dessa próxima terça feira (2).

 

Belém