MENU

BUSCA

Moradores pedem pavimentação da passagem Santa Helena, na Terra Firme

Para amenizar os transtornos causados no dia a dia, população jogou aterro na via

Redação Integrada

Moradores pedem a drenagem e a pavimentação de um trecho da passagem Santa Helena, no bairro da Terra Firme. E, para chamar a atenção das autoridades municipais, eles fizeram um protesto, no sábado (8). Durante duas horas, desde as 9 da manhã, aproximadamente 70 pessoas percorreram algumas ruas do bairro. No trecho entre a passagem Primeiro de Maio e a avenida Celso Malcher, a principal do bairro, é, de fato, crítica a situação da passagem Santa Helena. São muitos buracos. Há mato às margens da via. Se o veículos transitam com dificuldade, a locomoção dos moradores é muito mais difícil.

"A gente levantou as calçadas, para, assim, poder andar pelas calçadas", disse o cabeleireiro Heber Jessé Monteiro do Espírito Santo. Ele tem 52 anos e reside na passagem há 35. Ele contou que, nos últimos oito anos, e para amenizar os alagamentos, já mandou levantar o piso de sua casa cinco vezes. "Esse é o quinto piso. Gastamos quase R$ 60 mil nesses serviços", afirmou. Os moradores também fizeram coleta para jogar aterro na passagem. "Estamos há oito anos nesse abandono", afirmou. "Não está pior porque a gente faz coleta e joga aterro", disse Heber Jessé.

Segundo ele, a Prefeitura de Belém quer fazer uma obra da passagem São Pedro à passagem Dois de Junho. "Mas nós não aceitamos. Essa obra ia levantar o asfalto uns sete centímetros. E, quando chovesse, ia cair tudo pra cá e nós íamos sofrer. Ia piorar ainda mais. Não deixamos a obra ser feita", disse.

Pertinho da passagem Santa Helena, também é precária a situação da passagem 24 de Dezembro, em direção à passagem Canaã. A via só está transitável porque os moradores também jogaram muito aterro na via. Mas ali há um ponto de alagamento. A água fica empossada porque não tem para onde escoar. "Esse ponto não seca nunca", disse o corretor de empréstimos Jasiel Davi Monteiro, 46 anos. Irmão de Heber, ele também reside na passagem Santa Helena há 35 anos. 

A Secretaria de Saneamento (Sesan) informou que as vias citadas recebem serviços de desobstrução de bueiros com o objetivo de eliminar os pontos de alagamentos na vias. É importante destacar que as vias localizadas no bairro da Terra Firme, como a Celso Malcher, recebem influência da bacia do Tucunduba, que está em obras de macrodrenagem. "Os problemas no local só poderão ser definitivamente resolvidos após a conclusão da obra de macrodrenagem", acrescentou a Sesan.

 

 

Belém