MENU

BUSCA

Moradores denunciam abandono do Hospital Maternidade Municipal de Benevides

O local onde funcionava a Unidade de Saúde Pública está desativado a mais de seis anos

Tamires Porteglio | Especial para O Liberal

Moradores do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, no Pará, denunciam o abandono do Hospital Maternidade Municipal. O local onde funcionava a unidade de saúde pública está desativado a mais de seis anos. Por meio do portal Datasus, é possível verificar que as atividades no local foram desativadas no ano de 2017, por motivo de reforma, mas a unidade não foi reativada até o momento, causando prejuízos para as pessoas que precisam de atendimento médico. 

VEJA MAIS

Prefeitura de Marabá avança com as obras da UBS Pedro Cavalcante, no bairro Amapá
Revitalização e ampliação da UBS está orçada em mais R$ 660 mil

UBS do Conjunto Maguari está sem geladeiras para estoque de vacinas, diz denúncia
Moradores foram até o local e receberam a informação de que não havia vacinas e então descobriram o motivo

Segundo moradores, durante todos esses anos, não nasce nenhum cidadão benevidense neste hospital do município, pois as mulheres grávidas são encaminhadas para cidades vizinhas para a realização dos partos. O local, por estar abandonado, também é usado para o descarte irregular de lixo e entulhos, favorecendo o esconderijo de criminosos. 

Ainda de acordo com os denunciantes, todos os aparelhos e equipamentos que tinham no local desapareceram e a unidade hospitalar se encontra em total abandono. Várias tentativas em buscas de respostas já foram feitas, mas nenhum esclarecimento foi feito para a população, que cobra respostas do poder público sobre o hospital. 

Lixão ao lado da UBS de Águas Lindas causa transtornos a pacientes e moradores
Segundo informações, o lixão está na área há dois meses e não há previsão de limpeza

Forro do teto de posto de saúde cai e atinge idosa que aguardava atendimento
Chuvas fortes que atingem a região teriam danificado a estrutura que desabou

“O único hospital que temos e não funciona, isso é triste para todos nós que precisamos de atendimento médico. Muitos moradores não têm condições de se deslocarem para outra cidade, e acabam padecendo doentes sem assistência e dignidade. Queremos que nossos direitos sejam respeitados”, disse um dos moradores, que preferiu não se identificar.

O valor da reforma está orçada em R$5.319.331,99, com um prazo de execução de duzentos e quarenta dias. A obra foi iniciada na gestão municipal anterior da atual, mas a atual gestão também não concluiu a obra. O local é o único hospital da cidade e, conforme as denúncias, a desativação tem gerado transtornos irreversíveis para os moradores de Benevides.

 “Antes tinha uma placa em frente ao hospital com o valor absurdo que seria usado para a reforma, mas pelo visto não foi, pois não teve reforma e nem hospital. Se não fizermos por nossa conta, nossas famílias acabam sofrendo ainda mais sem recursos, aqui é cada um por si. Uma cidade sem hospital, é uma cidade sem saúde”, contou outro morador, que também não quis se identificar.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (08), a Prefeitura de Benevides informou que o Hospital Maternidade Municipal de Benevides paralisou suas atividades há quase 12 anos, por motivo de suspensão do convênio da obra com o Governo do Estado. 

" A Prefeitura Municipal de Benevides tem buscado e sempre encontrou apoio e boa vontade do Governo do Estado, inclusive ressaltamos que as tratativas com a equipe dá SESPA já estão em fase final, e que brevemente estaremos comunicando sobre a assinatura do novo convênio para a construção de um novo e moderno hospital de Benevides, que atenda às necessidades dos serviços de saúde do Município. Informamos ainda, que os pacientes que buscam o serviço de Urgência / Emergência e transferência hospitalar, estão sendo atendidos através da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Benevides – UPA." 

 
 

Belém