MENU

BUSCA

Moradores de Icoaraci fecham rua por atraso na coleta de lixo e entulho

Eles dizem que esses resíduos acumulam na Quinta Rua e que a Prefeitura de Belém não paga a empresa terceirizada há seis meses

O Liberal

Moradores da Quinta Rua de Icoaraci fecharam a rua em protesto contra a Prefeitura de Belém. Eles denunciam que a coleta de lixo e de entulho não está sendo realizada. O protesto começou na noite de segunda-feira (28) e continuou na manhã desta terça-feira (29).


Ainda segundo os moradores, a prefeitura não paga a empresa terceirizada há pelo menos seis meses. Para bloquear a rua, eles colocaram os muitos resíduos sólidos que, afirmam, não estão sendo recolhidos pela empresa terceirizada.

A dona de casa Socorro Assunção, 61 anos, explicou que o protesto começou na noite de segunda-feira, por volta das 21 horas. Ela afirmou que a irregularidade na coleta de lixo e entulho já tem seis meses, o que causa transtornos constantes para a população.

Segundo a dona de casa, os moradores já pediram providências à prefeitura. E, como a situação não foi resolvida, a saída foi fazer o protesto, para, assim, chamar a atenção do poder público. Além de residências, também há estabelecimentos comerciais naquela área, que fica entre as ruas Cristovão Colombo e Pimenta Bueno.

Até por volta de 8h30, só estavam passando pela rua motos e bicicletas. Veículos não transitavam pelo local. O temor dos moradores é que, de repente, para eliminar o problema, alguém resolvesse atear fogo nesses resíduos, o que poderá resultar em problemas ainda mais graves para a população.

Em nota, divulgada por volta de 12h18, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a via citada no distrito de Icoaraci já foi desobstruída. Além disso, caso seja constatada alguma falha na coleta do lixo domiciliar, a situação será regularizada junto à empresa responsável.

Em relação aos entulhos, a Secretaria ressalta que, de acordo com o artigo 54 da Lei 9.605, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é considerado um crime ambiental, sujeito a pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato.

O órgão municipal de saneamento também destaca o Zap-Entulho, um serviço gratuito que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. Para solicitar o serviço, basta enviar uma mensagem no WhatsApp para o número 91 98499-0059.

Belém