MENU

BUSCA

Missa do Envio prepara fiéis para as peregrinações nos lares até o Círio; vídeo

No Dia do Mandato, devotos lotam a igreja para as bençãos das imagens dos encontros visando o Círio

Eduardo Rocha

A manhã desta segunda-feira (29) foi muito especial para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, entre dirigentes de grupos de peregrinação e fiéis em geral, que levaram suas imagens da santa padroeira para serem abençoadas nas missas das 7, 9 e 12 horas, na Basílica Santuário de Nazaré, no centro de Belém, no Dia do Mandato. A missa integra a preparação dos devotos para o Cirio 2022 e não era celebrada no formato presencial com participação aberta do público há dois anos em virtude da pandemia da covid-19. A cerimônia das 12 horas foi presidida pelo padre Rosinei Souza, prefeito da Sacristia da Basílica Santuário, e contou com a presença da Imagem Peregrina da Rainha da Amazônia, na bênção às imagens diante do Altar-Mor, junto a integrantes da Diretoria da Festa e da Guarda de Nazaré.

LEIA MAIS

Círio 2022: Guarda de Nazaré e Diretoria da Festa realizam treinamento para a grande procissão
Durante o treinamento, foi realizada a revisão das estruturas metálicas que formam as estações da corda

Preparação espiritual para o Círio completa 50 anos com formação aos dirigentes de peregrinações
O padre Giovanni Incampo, que iniciou as primeiras peregrinações, foi homenageado.

Eventos preparatórios ao Círio movimentam fiéis no final de semana
Na segunda (29), Missa do Envio mobilizará grupos de oração

A cerimônia começou com a entrada da Imagem Peregrina na igreja, sendo conduzida pelo casal de diretores da Festa, Karen e Sérgio Reis. "Essa é uma emoção muito grande, principalmente neste ano que vai representar uma espécie de reencontro da Mãe com os filhos. Dois anos é muito tempo. Ela sempre esteve aqui, entre nós, este ano não vai deixar de ser uma reaproximação, um reencontro e nós estamos dando início, aqui, a essa jornada toda do Círio", afirmou Sérgio Reis. Ele ressaltou que no domingo (28), foi realizada a formação de dirigentes de peregrinação, "e esse Dia do Mandato hoje (29) contempla isso também com a bênção das imagens que vão sair em peregrinação preparando toda a comunidade para o Círio de Nazaré".

Amor de Mãe

Na Homilia, o padre Rosinei Souza destacou que a Igreja celebra nesta segunda-feira (29) o martírio de São João Batista. João Batista anunciou a vinda de Jesus Cristo. Como ressaltou padre Rosinei, na Missa do Mandato/Missa do Envio, fiéis assumem o compromisso de evangelizar, levar a Boa Nova a famílias na Grande Belém, atitude esta que data de 50 anos. "O Círio é uma grande oportunidade de evangelização, de se mostrar uma Igreja em saída, indo ao encontro do outro, em que todos, com perfis diferentes, se únem. E Nossa Senhora, como Mãe, se preocupa conosco, ela indicou o Filho, Jesus Cristo, para dar graças na vida de seus filhos", ressaltou.

Padre Rosinei lembrou a passagem bíblica da visita de Maria à prima dela, Isabel, ambas grávidas (Maria, por graça do Espírito Santo). E quando João Batista, no ventre de Isabel, sente a presença Jesus, no ventre de Nossa Senhora, ele exulta de felicidade. Em outro momento narrado na Bíblia, São João Batista nota a presença de Jesus ao se aproximar de onde estava e diz: "Eis o Cordeiro de Deus. Aquele que tira o pecado do mundo". Essa colocação é repetida nas celebrações litúrgicas no mundo até hoje. Em outro momento, lembrado pelo celebrante, Nossa Senhora disse aos que estavam com Jesus para fazer tudo o que ordenasse na cerimônia das Bodas de Canaá. Jesus, então, transformou a água em vinho para atender aos anseios da comunidade no local. 

Ao final da missa, o padre Rosinei deu a bênção às imagens levadas pelos coordenadores de grupo de peregrinação e fiéis e foi realizada a cerimônia de Consagração à Nossa Senhora de Nazaré. Em casas de fiéis, serão realizados nove encontros com a imagem da santa e o Livro de Peregrinações) até a semana do Círio. 

Imagens 

Entre as pessoas com imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos bancos da Basílica Santuário estava a administradora Danielle Lins Tavares, 47 anos, moradora do bairro de Nazaré. "Eu trouxe a imagem do grupo de peregrinação lá do meu prédio, o Lygia Fernandez, que reúne em torno de 50 pessoas. Fazemos todos os encontros, e a partir de amanhã (30) já tem", declarou Danielle. "Este ano, em especial, é uma expectativa muito grande com relação aos encontros preparatórios ao Círio, porque nós não tivemos nos dois últimos, então, a a gente tem aquela devoção de que Nossa Senhora vai abençoar, vai sempre proteger a cada um de nós, e a expectativa é de muita emoção e de muito contato diretamente com a referência que ela tem de Mãe, de Maria, que nos protege, é o encontro com a Mãe", completou.

"Nos pedidos que faço à Nossa Senhora, eu sempre sou atendida. Então, venho agradecer aqui, na Missa do Envio", declarou a decoradora aposentada Leide Paiva, 61 anos, moradora do bairro de Nazaré.

O estudante universitário Denilson Farias Júnior, 24 anos, mora no bairro Parque Verde. Ele compareceu à Basílica Santuário para que a imagem da santa que guarda em casa, há seis meses, fosse abençoada pela primeira vez. "E para agradecer as graças alcanaçadas", disse, ele que se recupera de uma doença. Ele pediu pela saúde da família. "Eu me sinto muito feliz em poder estar aqui e também muito agradecido por tudo", arrematou. 

Caminhada

Quem também se emocionou na igreja nesta segunda-feira (29) foi o metalúrgico aposentado Benedito de Freitas Júnior, 64 anos. Benedito mora em Vila dos Cabanos em Barcarena, e veio de lá especificamente até o centro de Belém para que a imagem de Nazaré fosse abençoada antes das peregrinações no grupo liderado por ele, o "Caminhando com Maria", funcionando há 27 anos. "Eu até me arrepiei com a emoção de estar agora aqui, após dois anos sem podermos estar na Missa do Envio. Isso é uma bênção de Deus, estar aqui para receber a bênção, esse envio importante para nós, porqua vamos levar a Palavra de Jesus aos lares e preparar todos esses familiares para entender o significado do Círio, a presença de Nossa Senhora em nossas vidas", destacou.

O diretor de Evangelização da Diretoria da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan Neto, compareceu à Missa do Envio. Ele disse que os dirigentes dos encontro de peregrinação tiveram contato com o Livro das Peregrinações, na formação específica para eles na Assembleia Paraense, no domingo (28). Na ocasião, o organizador do Livro, padre João Paulo Dantas, e nesta segunda as imagens são abençoadas para começarem, então, os encontros de oração. Antes, as bênçãos das imagens ocorriam apenas na missa das 18 horas, e muita gente acabava não tendo a oportunidade de comparecer à igreja. Foi, então, organizado em 2020 o Dia do Mandato. Em 2020, por causa da pandemia não foi celebrada a Missa do Envio; em 2021, foi celebrada com restrições impostas pela doença. 

Xerfan disse que algumas pessoas, a partir do momento em que a sua imagem recebeu a bênção já começa a realizar os encontros de peregrinação. "A gente observa que as pessoas estão ávidas por esse momento, os dirigentes que gostam de fazer isso, fazem por amor; eles estão ávidos por esse momento", salientou o diretor da DFN.

Belém