MENU

BUSCA

Cúpula da Amazônia: turistas conhecem Belém com movimentação atípica

Visitantes que estão na cidade para o evento ou mesmo em programações independentes observam a mudança na rotina da cidade

Maiza Santos / Especial para O Liberal

Na manhã desta terça-feira (8), primeiro dia da Cúpula da Amazônia, em Belém, vários pontos da cidade registraram uma movimentação atípica. Nas vias próximas ao Hangar Centro de Convenções e Feiras, onde o evento internacional está sendo realizado com a presença de representantes de 8 países da pan-amazônia, o trânsito ficou bem mais intenso. Essa agitação incomum na cidade chamou a atenção de quem transita diariamente pelos principais corredores da capital e também de visitantes.

VEJA MAIS

Para ele, essa também foi uma oportunidade para que as pessoas de sua cidade conhecessem um pouco da cultura que existe aqui. “Às vezes a gente tem isso aqui e não valoriza, não consegue enxergar. Quando vemos esses pontos famosos, conseguimos ver a história do Pará. Levamos um grupo de jovens para conhecer a capital, é a primeira vez deles aqui e todos ficaram encantados”, relatou.

" alt=" " height="511" layout="responsive" width="768" >

O grande fluxo de pessoas na cidade também deve trazer lucro para os vendedores que vivem do comércio ambulante na capital paraense. Edinelson Costa de Nazaré é um desse autônomos que espera uma renda extra durante os dias em que a Cúpula da Amazônia estiver ocorrendo na cidade.

“A gente que é ambulante espera que as vendas cresçam a partir de hoje. Até agora ainda não deu para sentir muita diferença, mas eu acho que enquanto o evento estiver acontecendo vai dar mais lucro. Os turistas começaram a aparecer agora. Depois do evento, talvez eles venham para essa área de turismo. Eu sempre costumo faturar quando tem esse tipo de evento, igual acontece no Círio. Os turistas compram muito por aqui”, relata.

Belém