Um efetivo de mais de mil agentes devem garantir a segurança do Parárraiá, um festival junino gratuito com atrações nacionais promovido pelo Governo do Pará, de quinta-feira (13) até domingo (16), no estacionamento do Mangueirão, em Belém. O esquema de segurança que será empregado no evento foi detalhado na manhã desta quinta em coletiva de imprensa com os secretários de Estado de Cultura, Bruno Chagas, e de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e Calilo Kzam, diretor da Bis Entretenimento. O local está preparado para receber mais de 100 mil pessoas durante os shows.
“O Parárraiá está na sua primeira edição para ser o maior evento junino da Amazônia. Para isso, estarão integrados os órgãos de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran [Departamento de Trânsito do Estado do Pará], além de parcerias com outros órgãos municipais, para garantir o acesso das pessoas e para que o público possa aproveitar o evento com segurança. As câmeras ao redor do Mangueirão estarão sendo todas monitoradas”, destaca Ualame.
VEJA MAIS
O estacionamento do espaço durante o festival será apenas pela Transmangueirão, que fica próximo a Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), no portão do lado B. Já a entrada do público, acontecerá pela avenida Augusto Montenegro.
Ualame destacou a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), “onde todas as forças de segurança estarão atuando de forma integrada”, servindo como posto de comando, ponto de registro de ocorrências policiais, incluindo no monitoramento das câmeras ao redor e do estacionamento do Mangueirão.
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) atuarão na fiscalização e orientação do trânsito nas vias de acesso ao estacionamento do estádio, com foco na segurança dos condutores e transeuntes, assim como na maior fluidez do trânsito.
Agentes da Polícia Civil desenvolvem atividades na Delegacia Especializada no Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV) que funcionará no local, com ações voltadas ao combate à violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Além do atendimento e registros de ocorrências no CICC Móvel.
A Polícia Militar estará atuando no patrulhamento ostensivo e preventivo, tanto no estacionamento do Mangueirão, quanto no entorno do evento, e ainda nas vias de acesso, a fim de inibir ações criminosas e garantir a maior segurança do público.
Equipes da Segup devidamente identificadas estarão realizando ainda o cadastro dos IMEI’s dos celulares dos participantes no sistema “Alerta Celular Pará”, o que agiliza a devolução dos celulares, se houver ocorrências.
Confira o que não pode ser levado para o festival
- Mochila
- Bebidas e alimentos
- Objetos cortantes e de viro
- Copos ou outros materiais que possam colocar em risco a vida dos participantes
- Armas branca e de fogo
- Cadeiras e bancos
- Fogos de artifício
- Guarda-chuva
- Capacete
- Bastão para tirar fotos
- Câmera fotográficas
Programação
Com entrada gratuita, o festival contará com shows nacionais e regionais, além de apresentações de quadrilhas juninas, feira de Economia Criativa, workshops sobre gestão financeira e investimentos, desfile de moda - inspirado na cultura paraense - e espaço gastronômico. A programação do primeiro dia terá shows de Luan Santana, Mari Fernandez e Henry Freitas, além da banda local 'Reis das Marcantes' e DJ Assayag.
Confira os horários dos shows do ParáArraiá no 1º dia
18h – Abertura: Dj Assayag
20h – Banda Local: Os Reis Das Marcantes
21h30 – Henry Freitas
Luan Santana - (a definir)
Mari Fernandez - (a definir)
Aparelhagem Super Pop – (a definir)