Maio Furta-cor: saúde mental materna é tema em roda de conversa em Belém, neste sábado
A 1ª Ação Onda Furta-Cor, que será realizada na manhã deste sábado (4), das 9h às 11h, no Parque da Residência
A rede de apoio para gestantes e puérperas, referente à saúde mental materna deve ser responsabilidade de toda a família. Essa é a temática da 1ª Ação Onda Furta-Cor, que será realizada na manhã deste sábado (4), das 9h às 11h, no Parque da Residência, no bairro de São Brás, em Belém. A programação, aberta ao público, é organizada pelo movimento regional de Belém da campanha Maio Furta-cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.
A engenheira mecânica e professora Arielly Assunção, de Belém, que faz parte da organização do evento em conjunto com as representantes da campanha, explica que a programação será em formato de roda de conversa e também contará com a presença de Camila Motta e Tacilane Almeida.
“A campanha visa abordar a importância do cuidado com a mãe, as etapas que a mãe passa na gestação, as principais fases do bebê após o parto, atividades que a mãe pode fazer com o bebê, importância da amamentação e caso possível, da doação de leite humano para bebês prematuros”, diz a professora
Arielly Assunção observa que é necessário um olhar atento e carinhoso com as mães, gestantes, puérperas e a importância de ações que possam tornar a maternidade mais leve, em que a alegria de maternar seja de fato uma realidade. “Esse ano, a campanha tenta também envolver pais, avós, tios e toda a família para que juntos possamos cuidar de nossa sociedade”, acrescenta.
Importância do cuidado com a saúde mental materna
A organizadora da ação indica que pelo fato da sociedade acreditar que apenas a mãe pode cuidar de seus filhos e de si mesma, esse assunto acaba sendo negligenciado por todos em volta, pois é visto que o papel da mulher em uma família é o do cuidado, não sendo enxergado em muitos casos que ela também precisa desse olhar cuidadoso.
Com isso, muitas mulheres durante o puerpério acabam desenvolvendo transtornos que não são observados pelas pessoas ao redor, como a depressão pós-parto e o baby blues. Este último é uma condição de tristeza e melancolia que pode acontecer após o parto devido a mudanças hormonais e na rotina da mulher, aponta Arielly.
A organizadora do Maio Furta-cor em Belém conclui que é fundamental apoiar essas mães com informações seguras sobre as etapas de transformação que envolvem a gestação, parto e pós-parto, oferecer ajuda, participação com os cuidados maternos e com a saúde da mãe.
Serviço
1ª Onda Furta-Cor
Data: 04 de maio
Hora: 9h às 11h
Local: Parque da Residência, bairro São Brás, em Belém