Listão da UFPA: calouros comemoram aprovação nos colégios de Belém
A unidade, localizada no centro de Belém, foi tomada pelos candidatos classificados que participaram da festa com professores e dirigentes da escola
Calouros do Colégio Physics festejaram a aprovação no vestibular após a divulgação do listão dos aprovados no Processo Seletivo 2025 (PS 2025) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na manhã desta sexta-feira (24). A unidade, localizada no centro de Belém, foi tomada pelos candidatos classificados que participaram da festa com professores e dirigentes da escola. Muito banho de trigo e ovo marcaram a festa no local.
A diretora do Physics, Taynara Rodrigues, celebra a aprovação de tantos estudantes e destaca a missão do colégio em preparar os alunos para que se atinja esse resultado.”O Physics vem trabalhando com algo muito sólido, um serviço de muita responsabilidade E pauta dentro de um trabalho com muita disciplina, com muita competência e também mérito dos nossos alunos, que se dedicaram ao longo do ano. E a gente tem esse diferencial de ser estratégico e de direcionar realmente para resultados concretos”, afirma.
No local, a comemoração foi grande e com calouros em diversos cursos, principalmente em Medicina. “Estamos com alunos nos primeiros lugares também, a gente vem seguindo o topo nas aprovações nos vestibulares mais concorridos e no curso mais concorrido que é a Medicina. Estamos com churrasco, estamos com banda, estamos com dançarinos e recebendo todos os nossos alunos aprovados”, relata Taynara.
“Essas primeiras colocações são um resultado grandioso, em Medicina, que é o mais concorrido. E fora dos outros cursos também. Isso é fruto do trabalho em equipe, de toda essa família, dos professores, da equipe pedagógica e, principalmente, dos nossos alunos”, completa a gestora.
Emoção
Após um ano inteiro de preparação e quatro tentando ser aprovado, a emoção tomou conta do jovem Ruan Monteiro, de 20 anos, que foi aprovado em Medicina. O estudante diz que estava na expectativa em ser classificado no curso e, agora, espera para poder iniciar a graduação. “Primeiramente, eu queria agradecer a Deus. E quem me ajudou mais foi a minha família. E em questão de cursos tive muita ajuda do Physics. Foi essencial na minha vida”, conta.
“Eles me acolheram, o que eu tinha dificuldade, eles me ajudavam. E a sensação de passar é indescritível. Eu chorei. Eu não tinha acreditado que eu tinha passado, porque meu nome é muito grande. Mas, mesmo assim, dava para escutar um pouquinho, depois eu fui no listão para confirmar. Foram quatro longos anos tentando, mas valeu a pena.”, completa o mais novo calouro da UFPA.
Rosana Bastos
Também nesta manhã de sexta, o resultado do listão trouxe muita alegria ao estudantes do Sistema de Ensino Rosana Bastos, localizado no bairro de Nazaré, em Belém. O clima era de festa, com familiares, professores e estudantes comemorando as aprovações, especialmente no disputado curso de Medicina.
O diretor do sistema de ensino, Antônio Carvalho, celebrou os resultados e destacou a importância do trabalho em equipe para alcançar as aprovações. "Nós conseguimos aprovações de Medicina de vários alunos. A primeira tentativa é muito difícil nesse curso. Então, é só agradecimento pela vitória, pelo trabalho e pela conquista desses alunos. O futuro deles, que passou por aqui, está construído. Muita felicidade”, comenta.
Carvalho também compartilhou o "segredo" do sucesso em tantas aprovações, mesmo diante das mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): "Fundamentalmente, a qualificação do nosso professor. Aqui, quase todos os professores são mestres e doutores. Essa qualificação faz toda a diferença na aprovação do nosso alunado. Fico muito feliz com isso”, completa o gestor.
Dedicação
Entre os aprovados estava Arley Guilherme, que conquistou uma vaga em Medicina. Ele atribuiu sua vitória à dedicação e aos sacrifícios feitos durante sua preparação. "O diferencial foi acreditar que ia dar certo, estudar muito e sacrificar muita coisa que a gente acha que faz bem, mas na verdade só atrasa", diz o calouro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA