CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Listão da UFPA: caloura de Belém conquista 3º lugar geral e acumula quatro aprovações em Medicina

Maria Victória Souza da Silva Conde, de 22 anos, também já cursou Medicina na USP e decidiu retornar para Belém

Gabriel Pires
fonte

Maria Victória Souza da Silva Conde, de 22 anos, conquistou o 3º lugar geral do Processo Seletivo 2025 (PS 2025) da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgado nesta sexta-feira (24). A estudante, que foi aprovada Medicina, também já acumula outras três aprovações no mesmo curso: em 2021, passou na Universidade de São Paulo, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), e na UFPA - ficando em 3° lugar geral.

VEJA MAIS

image Estudante em cadeira de rodas do Barreiro celebra vaga no curso de Serviço Social da UFPA
“Lutar pelos meus sonhos me trouxe até aqui”, afirma Ana Paula Silva de Souza

image Listão da UFPA: caloura de Letras comemora aprovação em casa de farinha no Pará
Alice da Rosa Castro, 18, é de Açaiteua, uma comunidade rural em Tracuateua, no nordeste paraense

Apesar de não ter Medicina como sua primeira escolha — ela inicialmente sonhava em cursar Engenharia —, foi no terceiro ano do ensino médio, em 2019, que decidiu seguir a área da saúde. A trajetória não foi fácil: na primeira tentativa, em 2019, não foi aprovada. Atualmente, Maria Victória estava cursando Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e, em junho de 2024, voltou a Belém para tentar novamente a aprovação em Medicina na UFPA ou na Uepa. 

E, assim, cursar a graduação dos sonhos e estar junto da família. “Eu fiz um ano de cursinho e, na segunda tentativa, passei na UFPA, na Uepa e na USP, em Medicina. Escolhi cursar a USP e completei sete semestres lá. Mas meu objetivo sempre foi voltar para Belém. Então, decidi tentar novamente para validar minhas matérias e estudar na UFPA, que é minha escolha definitiva. A UFPA é mãe, é tudo para mim”, contou Maria Vitória.  

Para alcançar o resultado, a jovem apostou em uma rotina intensa de estudos, conciliando diferentes cursos preparatórios. “De manhã, fazia a QI [vestibulares]; à tarde, focava em redação e questões específicas com os outros cursos voltados para Ciências Humanas e da Natureza”, explica Maria.  

Agora, Maria Vitória se prepara para um novo capítulo de sua jornada acadêmica, mais perto de casa e com a certeza de que cada esforço valeu a pena. Ao saber da aprovação, ela comemorou a conquista ao lado dos familiares e professores em um curso particular, na capital paraense.

Se dividindo em uma rotina entre fazer resoluções de questões e outros métodos de estudo, a jovem detalha como foi a preparação no último ano: “Acho que foi muito diferencial para mim fazer realmente mais questão do que o conteúdo mais pesado. Acho que focar em questão para mim foi o que me ajudou muito em concluir”. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM