MENU

BUSCA

Levantamento de áreas de risco de erosão e deslizamentos é realizado em Outeiro

O estudo realizado nesta terça-feira (9) tem o intuito de montar um relatório detalhado e atualizado que sinalize os pontos de riscos em três ilhas de Belém: Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba

O Liberal

Um estudo de atualização das áreas de risco de erosão e deslizamentos de encostas foi realizado, nesta terça-feira (9), em Outeiro, distrito de Belém. A ação, realizada por técnicos de diversas secretarias municipais e liderada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec), tem o intuito de montar um relatório detalhado e atualizado que sinalize os pontos de riscos em três ilhas de Belém: Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba.

O objetivo é que, a partir desse levantamento, o município pode decretar situação de emergência nos pontos identificados no documento para viabilizar a adoção de medidas preventivas contra possíveis desabamentos e acidentes ocasionados pelo deslizamento de encostas. 

Após a conclusão, os relatórios seguem para avaliação da Procuradoria Geral do Município (PGM), que vai elaborar o decreto de emergência que deverá ser assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

VEJA MAIS 

Chaves está entre os municípios paraenses em situação de emergência devido período de estiagem
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 22 municípios brasileiros que enfrentam o período de estiagem.

Chuvas intensas colocam 24 cidades de Minas Gerais em situação de emergência; veja a lista
Tempestades causam estragos em diversas regiões, com cinco mortes registradas no Estado

Segundo o titular da Defesa Civil, Claudionor Corrêa, a partir dos resultados desses relatórios e decretando situação de emergência nas áreas sinalizadas pela equipe técnica, a Prefeitura de Belém terá mais condições de negociar recursos junto ao governo federal para realizar as medidas preventivas necessárias.

Governo de Maceió reconhece situação de emergência por afundamento de mina
Órgãos de Defesa Civil temem que a estrutura entre em colapso a qualquer momento

Nos dias 3 e 4 de janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura de Belém esteve na ilha de Mosqueiro fazendo o mesmo levantamento para integrar o relatório. No próximo dia 15 de janeiro será a vez da ilha de Cotijuba receber a visita dos técnicos.

Além da Defesa Civil, a equipe da Prefeitura de Belém responsável pelo levantamento das áreas de risco nas ilhas é composta de técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Agências Distritais de Outeiro e Mosqueiro. 

Belém