MENU

BUSCA

Instituto de Educação do Pará é entregue restaurado

Governo do Estado entrega as obras de reforma e restauro do prédio de 150 anos, nesta sexta (15)

O Liberal

Às 18h, desta sexta-feira (15), o Governo do Pará e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) vão entregar as obras de reforma e restauro do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), em Belém. Com 150 anos de fundação, a centenária edificação recebeu melhorias em toda a rede elétrica, pisos de ladrilho e madeira, revisão geral do forro, pintura da fachada e áreas interiores.

De acordo com o governo do Estado, a unidade é a 78ª instituição de ensino construída ou reconstruída pelo governo estadual desde o ano de 2019. O IEEP também recebeu a restauração de pinturas artísticas, nas entradas de circulação, no sistema hidrossanitário e instalação de sinalização e equipamentos para o combate a incêndios, além de um moderno projeto de iluminação artística na fachada. Junto com o prédio histórico, outros três blocos escolares passaram por obras.

O governador, Helder Barbalho, e a titular da Seduc, Elieth Braga, farão a entrega do novo IEEP, justamente no Dia do Professor. O Instituto é o segundo colégio mais antigo do Pará - e um dos mais antigos em funcionamento no Brasil. 

O prédio ficou por vários anos sem receber as intervenções que preservassem os traços do estilo neoclássico inglês e art nouveau francês. A revitalização completa também incluiu a restauração de móveis e quadros que estavam desgastados pelo tempo, e agora ficarão expostos para a comunidade escolar. 

Em fevereiro deste ano, o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço (OS) que possibilitou a imediata revitalização da unidade escolar, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde então, as obras resgataram os traços e as características originais do imóvel.

Atualmente, o IEEP atende mais de 300 alunos do Ensino Médio Regular, pela manhã, e durante os turnos da tarde e noite são mais 630 estudantes do Ensino Técnico-Profissionalizante. O Instituto fica na rua Gama e Abreu, nº 224, esquina com a Avenida Serzedelo Corrêa, no bairro da Campina, em Belém.

Belém