Infectologista aponta problemas no consumo de água
É necessário verificar a data de validade caso a água seja comprada
Para a infectologista Helena Brígido, que é docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), a qualidade da água é fundamental para a saúde das pessoas por servir para hidratar as células do corpo e também para a manutenção da vida de animais e plantas no planeta.
Ela afirma que todos sofrem com água contaminada, uma vez que ela não serve para suprir a sede e ocasiona doenças em todas as idades. “Águas contaminadas com bactérias, vírus e fungos podem ocasionar doenças de pele, intestinais, em olhos, e até disseminada (sepsis ou sépsia), que é uma condição potencialmente fatal que surge quando a resposta do corpo a uma infeção danifica os seus próprios tecidos e órgãos e pode levar ao óbito”, explicou.
Geralmente, segundo Brígido, não é percebida em águas a presença de bactérias, vírus, fungos e protozoários. “Mas é possível observar que podem ser impróprias para consumo quando a água está turva ou com gosto diferente. Não significa que, aparentemente limpas, não contenham microrganismos, pois não podem ser vistos a olho nu, somente com microscópio”, afirmou a infectologista.
Dessa forma, ela diz que não é importante estar alerta à água vinda diretamente da torneira. “É importante verificar o gosto e turvação da água e, se comprada, verificar o prazo de validade. Caso não haja condições de comprar água já apropriada para beber, pode-se coar e ferver a água. Isso colabora na prevenção de doenças, mas não garante que ela não vá ocasionar problemas. Precisa também ter copos e mãos limpas”, orientou a docente da UFPA.