MENU

BUSCA

Igreja dos Capuchinhos retoma missas com a presença de fiéis e medidas preventivas

Com capacidade para 470 pessoas sentadas, local agora só poderá receber 72 por celebração

Valeria Nascimento

A Igreja dos Capuchinhos, em São Brás, retomou nesta segunda-feira, 15, a celebração de missas presenciais. Contudo, foram estabelecidas novas regras para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus junto aos fieis, sacerdotes e colaboradores. A partir de agora, a capacidade máxima permitida em cada missa é de 72 pessoas, considerando somente duas sentadas por banco - a igreja tem capacidade para 470 fieis; é obrigatório o uso de máscaras; as cerimônias serão realizadas com as portas abertas sem uso de ar-condicionado e haverá distribuição de senha para o controle do acesso. 

O secretário da Paróquia dos Capuchinhos, Fábio Pará, destaca que a última missa celebrada com a presença de fiéis foi em 19 de março deste ano. A retomada das atividades, diz ele, atende tanto as novas regras estabelecidas tanto em decretos expedidos pela Arquidiocese de Belém e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como pelo governo estadual, que liberou o funcionamento de igrejas e templos.

Batismos e casamentos, por enquanto, seguem suspensos. A Festividade de São Francisco, padroeiro da paróquia, é realizada sempre entre os meses de setembro e outubro. Até lá, diz Fábio, a esperança é que a rotina já esteja normalizada. 

"Estamos voltando com cautela. Não queremos riscos de contaminação", afirmou o secretário. A Igreja dos Capuchinhos passou por duas sanitizações, em 13 de maio e nesta segunda-feira, 15. A limpeza e higienização de ambientes ganhou foco no mundo inteiro depois de ter sido usada como estratégia de combate ao novo coronavírus na China. São procedimentos de controle microbiológico que utilizam tecnologia de ponta para eliminar e impedir a proliferação de vírus, bactérias, fungos e ácaros.

Sobre a decisão de retomar as atividades litúrgicas presenciais, Fábio Pará disse que a paróquia recebia telefonemas diários das pessoas solicitando o retorno das missas. As senhas para acesso às celebrações podem ser obtidas das 8h às 12h na secretaria da paróquia, que fica no pavilhão anexo, número 1541, da travessa Castelo Branco.

Também é possível obter as senhas por meio das redes sociais da paróquia. A Igreja dos Capuchinhos tem perfil nos aplicativos Instagram (@psfassiscapuchinhospa) e Facebook (Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos). Para aquisição pelas plataformas digitais, basta que o interessado preenchá um formulário.

“É uma necessidade, precisamos primeiro agradecer, entregar nosso sacrifício no pé do altar. Ainda temos muitas pessoas precisando de bênçãos de saúde para retomar suas vidas. Esperamos que logo todos os bancos da igreja possam estar cheios, e a gente vai chegar lá, com fé em Deus”, declarou o médico veterinário e empresário, Felipe Sá, de 39 anos, que assistiu a missa das 18h30 ao lado da esposa.

Ele contou que vinha assistindo a missa pela televisão, mas tinha necessidade de estar na casa de Deus de forma presencial. “Faltava a energia de fazer essa comunhão. Nós chamamos de egrégora para a união de energia com todos os irmãos sob a condução do  nosso sacerdote. Olha aí, só da falar sobre isso já fico emocionado”, relatou o empresário, que pela manhã participou do trabalho de sanitização da igreja, prestado espontaneamente por sua empresa.

Serviço:
Horários das missas na Igreja dos Capuchinhos
Segunda à sábado: 6h30
Segunda à sexta: 18h30
Sábado: 19h30
Domingo: 7h30, 9h30, 18h e 20h

Telefone para contato: (91) 3073-1500

Belém