Grupo Terço dos Homens realiza oração em praça e atrai dezenas de fiéis em Belém
Na noite desta segunda-feira (16), a Paróquia Santo Antônio de Lisboa levou a oração do Santo Terço para a Praça Batista Campos, em Belém, em um evento inédito promovido pelo Grupo Terço dos Homens Mãe Rainha
O tradicional Grupo Terço dos Homens Mãe Rainha levou a oração do Santo Terço para a praça Batista Campos, em Belém, na noite de ontem (16). O evento, realizado em praça aberta pela primeira vez, foi criado com a ideia central de atrair mais pessoas para a Igreja Católica através de Nossa Senhora e do terço, símbolos fundamentais para a doutrina cristã.
Intitulado “O Terço vai à Praça”, a iniciativa reuniu dezenas de fiéis que participaram de uma procissão seguida da recitação do terço, marcada por um clima natalino em uma das praças mais tradicionais da capital paraense. O grupo fez a concentração na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, em frente a movimentada praça. Em seguida o grupo agarrou o terço gigante feito de corda e contas de isopor pintadas e caminhou ao redor da praça, cantando e abordando pessoas que transitavam pelo espaço.
VEJA MAIS
O terço gigante, utilizado pelo grupo em grandes manigfestações, como o Círio de Nazaré, possui 20 metros de comprimento e chamou a atenção para o grupo, que durante o percurso não parou de cantar e rezar. Antônio Wilson, um dos organizadores do evento, diz que o Terço dos Homens busca ser mais do que uma celebração pontual. Ele destaca que o grupo planeja realizar encontros como esse mensalmente a partir de janeiro.
“Isso chama as pessoas para a igreja, mostrar a importância da reza, do terço, é muito importante. Queremos fazer agora uma vez por mês. É uma forma de evangelizar, é um terço para Maria. E através de Maria nós chegamos ao seu filho. Ela é a condutora, é quem nos leva. Assim como nossa mãe, ela é quem leva o pedido ao Pai e conserta tudo. O nosso terço mariano é em homenagem à Nossa Senhora”, disse Antônio, visivelmente emocionado.
Um dos exemplos de boa disposição durante o ato partiu de dona Graça Viana. A aposentada, mesmo com um joelho recém operado, fez questão de ir até a praça acompanhar a pés o percurso com o grupo. Soldada de Maria, é como se define. “Eu sou escrava de Maria, temos a missão de, sempre com amor e alegria, falar sobre ela e seu filho, sobre o bem, e isso que me fez vir até aqui, é muito emocionante”, confessou.
A procissão azul na praça durante um horário de intenso movimento captou a atenção de diversos presentes no local. Em seguida, os fieis seguiram para próximo do coreto da praça, onde prosseguiram o terço até sua finalização. Para o grupo, missão cumprida.
"A energia do terço é sempre muito forte, mas tudo ficou ainda melhor com esse clima de natal, devemos seguir com alegria e esperança, mesmo diante das dificuldades, cumprindo os ensinamentos de nosso mestre, Jesus de Nazaré”, disse Antônio.
O grupo
O Terço dos Homens é realizado na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na Rua dos Tamoios, 1875, na Batista Campos. É um momento especial de devoção e espiritualidade, que reúne fiéis em oração comunitária todas as semanas. Durante as dezenas do terço, os participantes entoam cantos religiosos, realizam leituras bíblicas e refletem sobre a Palavra de Deus, criando um espaço de meditação e partilha.
Além disso, há momentos dedicados às intenções pessoais e coletivas. E ainda, relatos de testemunhos de fé, fortalecendo os laços entre os presentes e promovendo uma vivência mais profunda da fé cristã. Nos encontros, toda a comunidade pode participar, além de outros grupos religiosos e até mesmo de outras paróquias dos arredores.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA