Grande Belém retoma agenda de vacinação contra sarampo, gripe e covid-19 nesta segunda (1)
Veja os locais e horários de atendimento em Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara
Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara confirmaram que retomam nesta segunda-feira (1) as agendas de vacinação contra a covid-19, gripe e também contra o sarampo. A primeira semana de agosto terá várias opções de acesso a locais de aplicação de doses, para diversos públicos e todas as idades.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) anunciou este domingo (31) manterá atendimentos entre segunda-feira (1) e a sexta-feira (5), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nos shoppings Pátio Belém e Parque Shopping - em horários diferenciados, e de acordo com os públicos de cada vacina.
A Sesma informa que o município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica e Astrazeneca. Esta última é destinada a maiores de 18 anos – exceto gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) – e para aplicação da segunda dose e doses de reforço.
VEJA MAIS
Quem pode ser vacinado contra a covid-19 em Belém
Belém começou a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19 desde o último dia 18 de julho. Uma semana depois, a capital iniciou a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas com idade a partir de 30 anos.
Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior.
A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 30 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).
Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.
Vacinação contra o influenza e sarampo em Belém
A Prefeitura de Belém diz que desde o dia 26 de junho a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal.
Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar. Os grupos são crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.
Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
A vacina contra o sarampo devem ser aplicada em todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.
Documentos para vacinação em Belém
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.
Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.
Belém: veja onde se vacinar (de segunda a sexta):
Hospital do Exército
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13 às 18h
Hospital de Aeronáutica
Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14 às 17h
Hospital Naval
Terça e quinta, das 8h às 12h
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Atendimento das 8h às 17h.
Shopping centers Parque e Pátio Belém
As vacinas estão disponíveis no horário das 9h às 19h.
Ananindeua segue calendário
Em Ananindeua, a vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo está disponível todos os dias da semana, a partir desta segunda-feira, 1, até a próxima sexta, 5. O serviço é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Escola Agostinho Monteiro, na Cidade Nova II. Os horários variam de acordo com o local, alguns das 8h às 12h30 e outros das 8h às 16h.
Para quem vai tomar a primeira dose contra a covid-19, basta apresentar o RG, CPF ou Cartão SUS. Para se vacinar com a segunda, terceira ou quarta dose, além dos documentos básicos, é preciso apresentar o cartão de vacinação.
A vacinação contra o sarampo é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos; já contra a influenza, é para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida.
Quem se vacina em Ananindeua
Crianças a partir de três anos já podem iniciar o esquema vacinal contra a covid-19. A vacina da Coronavac é aplicada no público de três a 11 anos, com reforço após 28 dias da primeira aplicação. Já a Pfizer é aplicada nas crianças de cinco a 11 anos, com reforço após dois meses da primeira dose.
Pessoas de 12 anos em diante podem tomar tanto a vacina da Coronavac quanto da Pfizer adulto. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer adulto é o mesmo da Coronavac, 28 dias. Já entre a segunda e a terceira dose, de ambos os imunizantes, o intervalo é de quatro meses.
A quarta dose da vacinação está sendo aplicada em pessoas com 30 anos ou mais, imunocomprometidos ou não; trabalhadores de saúde público e privado; trabalhadores da educação do ensino básico e superior; forças armadas e forças de segurança e salvamento, com intervalo de quatro meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.
Além dos imunizantes Pfizer e Coronavac, o município disponibiliza a vacina da Janssen, destinada às pessoas a partir de 18 anos, exceto grávidas - que não podem tomar esse imunizante.
Ananindeua: locais de vacinação de 8h às 16h:
- Ananindeua Centro;
- UBS Águas Brancas;
- UBS Águas Lindas;
- UBS Celso Leão;
- UBS Coqueiro;
- UBS Distrito Industrial;
- UBS Elo I e II;
- UBS Guanabara;
- UBS Icuí;
- UBS Julia Seffer;
- UBS Nova Zelândia;
- UBS Pedreirinha;
- UBS Roraima-Amapá;
- UBS Una.
Ananindeua: locais de vacinação de 8h às 12h30
-UBS Ariri;
- UBS Atalaia;
- UBS Carlos Guimarães;
- UBS Cidade Nova IV;
- UBS Cristo Redentor;
- Escola Agostinho Monteiro;
- UBS Falcolândia;
- UBS Guajará I;
- UBS Jaderlândia;
- UBS Jardim Amazônia;
- UBS José Araújo;
- UBS Nova Águas Lindas;
- UBS Novo Cristo;
- UBS Paar;
- UBS Saré
Marituba também segue vacinação
A vacinação contra a covid-19 no Município de Marituba, na Grande Belém, prosseguirá esta semana, com agenda estabelecida pela Prefeitura Municipal para aplicação de todas as doses, a partir desta segunda-feira (11) até o quinta-feira (14). A imunização ocorrerá em horários diferenciados em sete pontos estratégicos.
Serão aplicadas a primeira, segunda, terceira e quarta doses e mais a vacina pediátrica nos respectivos públicos.
Confira os locais e horários de vacinação em Marituba:
1. USF Haifa Gabriel (Rua Antônio Armando S/N. Bairro Almir Gabriel). Horário: 08h às 14h;
2. UBS Gilson Rufino Gonçalves (Tv. Antônio Maria Brito, 10 - Bairro Decouville). Horário: 08h às 14h;
3. USF Nova Marituba (Loteamento Imperial S/N. Bairro Nova Marituba). Horário: 08h às 14h;
4. UBS Nossa Senhora da Paz (Rua Da Divisa S/N. Bairro Nossa Sra. Da Paz). Horário: 08h às 14h;
5. USF Canaã (Rua Sete de Setembro S/N, Bairro Canaã). Horário: 08h às 14h;
6. USF São João (Rua João Marinho S/N, Bairro São João). Horário: 08h às 14h;
7. Centro Especializado em Reabilitação III (BR 316, ao lado do Ginásio Poliesportivo de Marituba). Horário: 18h às 22h.
Santa Bárbara tem doses contra covid-19, sarampo e gripe
Santa Bárbara do Pará imuniza moradores contra a covid-19 no período de segunda (1), a quinta-feira (4). Contra sarampo e influenza, a vacinação se estende até sexta-feira, 5. O serviço é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no horário de 8h30 às 12h.
Diferente de outros municípios da região metropolitana, como Belém e Ananindeua, Santa Bárbara ainda não iniciou a imunização de crianças de três anos, nem a aplicação de quarta dose em pessoas com 30 anos.
Em Santa Bárbara, a vacinação infantil começa a partir dos cinco anos de idade. A terceira dose é para todas as pessoas acima de 12 anos, quatro meses após a segunda aplicação, e a quarta dose é para pessoas a partir dos 40 anos, quatro meses após a última aplicação.
Para se vacinar no município é necessário levar todos os documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e carteira de vacinação. Menores de idade precisam estar acompanhados de responsáveis legais ou apresentar um termo de consentimento assinado pelo responsável, juntamente com um documento com foto deste.
Já a imunização contra o sarampo e a influenza ocorre de segunda a sexta-feira no município, também em todas as UBS, para os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de 5 anos, contra sarampo, e todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, contra influenza.
Vacinação em Santa Bárbara do Pará
Covid-19: de 1º a 4 de agosto
Sarampo e gripe: de 1° a 5 de agosto
Horário: das 8h30 às 12h
Locais: todas as UBS do município
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA