Gincana ‘Aluno Sangue Bom’ mobiliza estudantes para reforçar estoques de sangue do Hemopa
Para vencer a gincana, alunos do curso técnico de enfermagem do Cetam devem levar a maior quantidade de pessoas aptas para doar sangue
Uma competição saudável entre estudantes promete fazer todo mundo sair ganhando nesta sexta-feira (5). Em uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (Cetam) foram desafiados a participar da gincana “Aluno Sangue Bom”, onde eles devem levar a maior quantidade de pessoas para doar sangue e manter a regularidade do estoque para atendimento da demanda transfusional no Pará.
O estudante Andrew Sousa, 20 anos, morador da Cidade Nova Quatro, é um dos participantes da gincana. Para ele, o projeto Aluno Sangue Bom é importante por dar visibilidade à necessidade da doação sangue ao Hemopa. “Normalmente, as épocas que o Hempa mais precisa de bolsa de sangue são em julho e no final do ano, por isso é muito importante a gente dar essa visibilidade para as pessoas que precisam. E, como aluno, entendo que a maior importância da gincana é essa”, disse o estudante.
A enfermeira Giovanna Sousa, representante do corpo docente do Cetam, explicou como será a gincana: “Cada professor será responsável por uma turma. E é muito interessante o impacto que a turma sente quando eles veem o professor engajado em estimulá-los e dar ideias, pois quando o professor se engaja, a turma automaticamente fica engajada nessa competição saudável onde todo mundo ganha”.
“As turmas ficam responsáveis por levar a maior quantidade de doadores aptos à doação. Cada aluno do Cetam tem que doar sangue e levar obrigatoriamente duas pessoas para doar sangue também, se todos estiverem aptos para a doação. Caso esse aluno, por algum motivo, não esteja apto à doação, é obrigatório que ele traga três doadores aptos. E no final, o Hemopa nos dá o retorno sobre qual foi a turma que mais trouxe doadores de sangue”, explicou Giovanna.
Jacqueline Almeida, coordenadora do curso técnico de enfermagem do Cetam, comentou sobre a importância da estratégia pedagógica do projeto Aluno Sangue Bom: “A gincana educativa é uma ferramenta poderosa, que transforma o aprendizado em uma experiência dinâmica e envolvente para esse aluno, pois é importante que ele esteja envolvido porque, só assim, a gente vai conseguir uma participação grande da comunidade escolar. Então, quando incorporamos elementos de competição saudável, como a colaboração e a recompensa, esses alunos se sentem motivados a participar e a alcançar os objetivos coletivos”.
Serviço
Gincana Aluno Sangue Bom
Local: Cetam - Avenida Governador José Malcher, 1255, bairro de Nazaré
Hora: das 8h às 17h