MENU

BUSCA

Forças Armadas oferecem serviços gratuitos em comemoração à Semana da Pátria

A programação é realizada neste domingo (08), das 10h às 17h, na Estação das Docas, com atendimento médico, exames, serviços jurídicos, de beleza e outras atividades de exposição e orientação.

João Thiago Dias

Em alusão às comemorações da Semana da Pátria, Marinha, Exército e Força Aérea realizam neste domingo (08), de 10h às 17h, na Estação das Docas, em Belém, uma programação sociocultural e de assistência para a população em mais uma Ação Cívico-Social. Médicos, dentistas e variada equipe de saúde foram mobilizados para atendimentos gratuitos. Também há serviços jurídicos, de beleza e outras atividades de exposição e orientação.
A bordo do Navio Auxiliar "Pará", que está atracado na Escadinha da Estação, são realizadas consultas com clínicos gerais, pediatras e dentistas, além de oferta de medicamentos, distribuição de kits de higiene bucal, vacinação, testes de hepatite e DST, aferição de pressão arterial, exames de ultrassom, mamografia e preventivo de cólo do útero.
No galpão 3 da Estação das Docas, estão médicos neurologistas, infectologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos para orientações e esclarecimentos de dúvidas.
Por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, são realizados ainda acordos, reconhecimento voluntário de paternidade, divórcio consensual, guarda, guarda sócio-afetiva, orientações sobre prevenção e combate ao consumo de drogas, entre outros serviços jurídicos.
Consultores voluntários da Mary Kay e do Instituto Mix vão atender o público com serviços de corte de cabelo e maquiagem.
A fila em frente à Escadinha foi formada desde cedo, e a dona de casa Janaína Teixeira, de 18 anos, que está grávida de oito meses, fez questão de acordar 6h para não perder a chance de realizar exame de ultrassonografia.
"Eu estou tentando esse exame no posto desde que estava com cinco meses, mas, até agora, não consegui nada. Não podia perder esse dia, já que é de graça. E não tenho como pagar o exame", contou Janaína.
A oportunidade também foi perfeita para José Abraão de Oliveira, de dois anos, que foi levado à Estação pela avó para realizar uma ultrassonografia. Com muitas dores abdominais, ele já tinha tomado remédio contra verme, mas o exame era necessário para esclarecer o real motivo do incômodo. 

Navio Garnier Sampaio 

Na programação das Forças Armadas, o público pode visitar e conhecer os detalhes do Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio Fluvial. Também está em exposição um veículo blindado de transporte de tropa "Urutu", do Exército.
A fim de conscientizar e estimular a população para prevenção do meio ambiente e de doenças como a dengue, o evento conta com uma pista de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com atividades infantis, e distribuição de sementes e mudas de árvores nativas da Amazônia.
O encerramento das atividades ficará por conta da apresentação da banda de música mista das Forças Armadas e Forças Auxiliares, no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 18h, somente para convidados.

União

O Comandante do 4°Distrito Naval - Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, explicou que a programação deve se tornar anual, sempre na semana da Pátria.
"As três Forças se uniram para realizar com outras agências um atendimento bem maior e com mais opções. Cada Força já faz algum serviço em vários lugares pelos interiores do Estado onde não há acesso a esses serviços. Trouxemos para Belém a ideia do que fazemos com integração. Pensamos em nos juntar pela Pátria, porque juntos somos mais fortes", frisou.
O General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Comando Militar do Norte, destacou a importância de facilitar o acesso a serviços de saúde.
"Uma oportunidade da população vir até um local agradável como a Estação e ter esses serviços. São diversos em várias áreas, sendo que os principais são na área da saúde. O navio da Marinha é um navio hospital que tem consultórios, exames que a população não encontra com facilidade. É uma satisfação ver que podemos colaborar com a população no Dia da Pátria".

Belém