MENU

BUSCA

Filhote de jararaca-do-sertão pode ser visitado no Centro Amazônico de Herpetologia, em Benevides

O espaço conta com mais de mil animais silvestres e exóticos, incluindo répteis, aves e felinos; saiba como agendar sua visita

Eva Pires

Um filhote de jararaca-do-sertão (Bothrops erythromelas), espécie endêmica das regiões de sertão e caatinga do nordeste brasileiro, está disponível para visitação no Centro Amazônico de Herpetologia, localizado no distrito de Benfica, em Benevides, na Região Metropolitana de Belém. O local também abriga mais de mil animais silvestres e exóticos, muitos dos quais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais, e o público tem a oportunidade de interagir com eles sob a supervisão da equipe responsável.


Também conhecida como jararaca-da-seca, o filhote nascido em 25 de setembro pertence a uma das menores espécies de jararacas do Brasil, raramente ultrapassando 50 cm de comprimento total. Sua peçonha ainda é pouco estudada, mas pesquisas recentes indicam que alguns componentes do veneno possuem uma ação antifúngica eficaz, sendo utilizados na fabricação de um medicamento que corrige distúrbios de coagulação sanguínea em humanos. Encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a Jararaca do sertão é responsável pela maioria dos acidentes ofídicos nessas áreas.

VEJA MAIS

Atendimento veterinário gratuito é oferecido na usina da Paz do Jurunas/Condor, em Belém
Confira como participar, quais os dias e documentos necessários para o atendimento dos animais

125 crocodilos são abatidos por criador para evitar fuga em massa
Caso ocorreu em um criadouro na Tailândia. O medo era de que os animais fugissem por conta das enchentes e colocassem a população em risco

Belém vai receber praças revitalizadas com wi-fi e área pet até os primeiros dias de outubro
Das praças já entregues pela Prefeitura, cinco possuem espaços também para animais

O Centro Amazônico De Herpetologia conta com um Parque de Répteis, reunindo outras espécies de cobras, além de tartarugas  e iguanas. Estão presentes também araras, capivaras e, até mesmo, felinos selvagens, como onças pardas, jaguatiricas e gato mourisco. O espaço oferece visitas guiadas e interativas, previamente agendadas, desde 11 de maio de 2024.

Serviço:

Centro Amazônico De Herpetologia

Funcionamento: terça-feira a domingo, de 9h às 11h (importante chegar 10 min antes das 9h)

Ingressos: na promoção atual, todos pagam meia-entrada por pessoa (R$ 40) 

Gratuidade: PCDs mediante laudo ou carteirinha; crianças até 3 anos e idosos acima de 60 anos

Endereço: R. Madressilva, 204 - Benfica, Benevides

As visitas guiadas devem ser previamente agendadas e confirmadas mediante pagamento via pix, 2 dias antes da data desejada, pelo contato (91) 98956-2509.

(Estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidade)

Belém