Fiéis lotam Catedral de Belém durante a Vigília Pascal

Esta é considerada a celebração litúrgica mais solene e longa da Igreja Católica, com cerca de quatro horas de duração. Após a vigília, haverá procissão com a Imagem de Jesus Ressuscitado, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão.

O Liberal
fonte

Fiéis lotaram Catedral Metropolitana de Belém neste sábado (19/4) durante a Vigília Pascal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Presente em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, esta é considerada a celebração litúrgica mais solene e longa da Igreja Católica, com cerca de quatro horas de duração. 

O Sábado de Aleluia, também chamada de Sábado Santo ou Vigília Pascal, é uma celebração solene do Anúncio da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. E é devolvido aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua volta dos mortos, está de volta em nosso meio.

VEJA MAIS 

image Sábado Santo em Belém: saiba o que é a Vigília Pascal, como acontece e que horas
Celebração faz parte da agenda da Arquidiocese de Belém para a Semana Santa

image Via Sacra: entenda o significado e o que representa cada uma das 14 estações
Tradição importante para os cristãos, especialmente na Quaresma e Semana Santa, a Via Sacra relembra os passos de Jesus até a crucificação

image Por que fiéis carregam imagem de Cristo morto após o Sermão das Sete Palavras? Entenda a procissão
Padre Alan Silva explica o significado do tradicional momento da Semana Santa

A Vigília Pascal é dividida em quatro partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. A cerimônia tem início em ambiente externo, no escuro, ao redor de uma fogueira, onde se acende o Círio Pascal, simbolizando o Cristo como Luz do mundo. Durante a celebração, são proclamadas nove leituras bíblicas que percorrem a história da salvação da humanidade. Após a vigília, haverá procissão com a Imagem de Jesus Ressuscitado, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão.

“Na Vígilia Pascal, ouvimos atentamente e cantamos extasiados a história da nossa salvação, de que como Deus nunca nos abandonou a nossa triste sorte de pecadores. Pelo contrário, como se dispôs a socorrer em nossas fraquezas, recordando-nos que fomos criados para viver em sua amizade. Que a criação não estava perdida, que sempre suscitou no coração do homem o desejo da verdadeira libertação. Extraindo-nos da escravidão do pecado, fazendo-os andar por caminhos novos em sua presença”, disse o monsenhor Agostinho Cruz, sacerdote da Arquidiocese de Belém sobre a Vigília Pascal.

Dom Alberto Taveira Corrêa pediu que os fiéis refletissem sobre os feitos de Deus. “Passem como anjos na criação de deus e adquiramos o olhar de deus sobre a sua obra. Fez bem todas as coisas. Tudo é bonito. Deus não fez nada no rascunho. Acompanhemos as aventuras de alegria e de dor vivida por Abraão. Tentemos descobrir o que estava no coração daquele homem quando lhe foi pedido para sacrificar o próprio filho”, contou. 

“Nós não somos homens e mulheres de saudades. Somos homens de realidade e de esperança. (...) Seja qual for o dia que foi batizado, hoje é o dia do seu batismo. O que Deus fez conosco, na graça do nosso batismo, nós fomos mergulhados com Cristo na sua morte, para sair ressuscitados com ele. Essa é a graça do batismo que nós recebemos”, acrescentou.  

“Cristo morreu, Cristo ressuscitou, Cristo é o Senhor, Cristo há de voltar. Vem, senhor Jesus. Nesta noite, mergulhemos de novo no nosso batismo. Experimentemos de novo a grandeza daquilo que está em seu coração”, concluiu.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM