MENU

BUSCA

Festival de cultura japonesa reúne grande público em Belém

A programação foi realizada no sábado (01), na sede da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB), no bairro de São Brás

João Thiago Dias

Demonstração de artes marciais, apresentação de cosplay, danças e comidas japonesas e vários outros elementos da cultura nipônica garantiram a reunião de um grande público, no último sábado (1º), entre 16h e 22h, na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB), no bairro de São Brás, em Belém. As atrações fizeram parte de duas programações paralelas: Feira da Nipo e Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas.

Várias barraquinhas de comida japonesa como como sushi, udon, lamen, yakisoba, tempurá, além de bebidas e outros artigos ornamentais já atraíam a curiosidade dos visitantes logo na entrada da sede da associação. No auditório, as apresentações começaram com jovens desfilando no palco com cosplay de figuras do Japão e seguiu com equipes das artes marciais kendo e karatê fazendo apresentação. E com dança japonesa com o grupo de senhoras e até com danças brasileiras, como carimbó. 

"Pelo calendário japonês, é comemorado no sétimo dia no sétimo mês, julho. As duas estrelas se encontram. A lenda nasce em cima dessa história. O encontro entre a princesa Orihime, que apaixonou-se perdidamente por um  jovem rapaz, Kengyu. No Japão, esse dia é comemorado com pedidos e desejos de sorte, prosperidade, amor e paz. Os tanzakus são pendurados com esses desejos nas árvores. Depois são recolhidos e incinerados, porque a fumaça leva os desejos para o céu para que os deuses atendam o que foi pedido", explicou Adnaldo.

Belém