Estudantes se preparam para o Dia da Raça
Desfiles na próxima quinta convidam participantes ao respeito às diferenças
Alunos de escolas municipais da Região Metropolitana de Belém (RMB) participarão dos tradicionais desfiles escolares da Independência do Brasil na próxima quinta-feira, 5, Dia da Raça. Na capital, os desfiles terão início às 8h, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. Já no distrito de Outeiro, as apresentações serão na rua Manoel Barata, também a partir das 8h. A ideia é despertar nos estudantes a importância da educação para a garantia dos seus direitos e o respeito às diferenças, fortalecendo a cultura da paz.
Na abertura das apresentações, em Belém, a Banda da Guarda Municipal fará a execução dos hinos nacional, do Pará e de Belém, diante do pavilhão das bandeiras. Quarenta estudantes do coral da etnia Warao interpretarão músicas de sua cultura e apresentarão uma dança tradicional.
A partir das 8h30, o primeiro pelotão com 15 escolas da educação infantil fará o desfile com o subtema “Os dez direitos naturais das crianças”, assunto tratado durante o ano em projetos como o “Direito de Ser Criança e Adolescente”, “Saúde na Escola”, “Cantar-o-Lar” e “Biblioteca Escolar Espaço de Leitura”.
O segundo pelotão começará a desfilar às 10h, com 26 escolas do ensino fundamental, com a participação especial das bandas da escola Lauro Chaves, de Mosqueiro, e Palmira Lins de Carvalho, da Marambaia.
Em Outeiro, o desfile começa com apresentação do primeiro bloco de escolas com a Escola Bosque (Funbosque) Infantil, Unidade de Educação Infantil Itaiteua e Escola Comunitária Primavera. O segundo bloco é formado pela Escola Santa Terezinha, Escola Shalon e Semente do Gênesis.
Na sequência, haverá apresentações do Colégio Vitória, Cinco de Março, Grupo de Desbravadores, Escola Municipal Helder Fialho Dias, Escola Municipal Pedro Demo, Escola Geny Gabriel Amaral, Escola Bosque (Funbosque) e Escola Municipal Monsenhor Azevedo, que encerra a programação.
As demais escolas farão o desfile escolar no entorno das unidades, nas comunidades dos bairros a que pertencem. Assim como as escolas dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro.
TRÂNSITO
Em virtude do desfile de 7 de setembro, algumas ruas da capital paraense serão fechadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), para garantir a segurança daqueles que participam dos festejos. A interdição começa a valer às 22h da sexta-feira, 6, e segue até às 15h do sábado, dia 7.
Os trechos onde ocorrem a concentração, desfile e dispersão do evento estarão fechados até o término da programação. São eles: Gentil Bittencourt, da Alcindo Cacela até a Serzedelo Corrêa; Serzedelo Corrêa, da Gentil até a Gama Abreu; Av. Presidente Vargas, da Marechal Hermes até Gama Abreu. Todas as transversais que cruzam as avenidas Gentil Bittencourt, Presidente Vargas e Serzedelo Corrêa também estarão interditadas neste trecho.
A Semob orienta que não sejam estacionados veículos ao longo do trajeto que será percorrido. Aqueles que estacionarem e tiverem seus veículos guinchados, poderão retirar seus carros, sem custos, no estacionamento do Palácio Antônio Lemos, no bairro da Cidade Velha.
BRASÍLIA
O Palácio do Planalto também está acertando os últimos preparativos para o desfile cívico do dia 7 de setembro, feriado da Independência. Como em anos anteriores, cerca de três mil militares vão desfilar ao longo da Esplanada dos Ministérios.
Segundo o governo, pelo menos dois mil militares estão envolvidos no esquema de segurança e trânsito. Cerca de 1,5 mil pessoas, representando instituições da sociedade civil e escolas, também devem participar do desfile. As informações são da Agência Brasil.
Entre as atrações, são esperadas a banda marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, desfile de blindados da Marinha e do Exército, exibição de aeronaves da Força Aérea, da Marinha e do Exército. O ponto alto será a apresentação, já tradicional durante o desfile, da Esquadrilha da Fumaça. O presidente Jair Bolsonaro participará da cerimônia ao lado da primeira-dama Michelle, além de ministros e autoridades.
Segundo o Palácio do Planalto, não haverá discurso durante o evento, que tem duração prevista de 1h15. Equipamentos das Forças Armadas, como automóveis, armas e aeronaves ficarão expostos no gramado da Esplanada entre os dia 5 e 7 de setembro, para visitação gratuita da população.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA