MENU

BUSCA

Estudantes fazem homenagem a aluno que morreu afogado na Baía do Guajará, no Complexo do Ver-o-Rio

Durante o ato, eles também fizeram um alerta para que os jovens não tomem banho naquela área

Dilson Pimentel

Alunos da Escola Estadual Augusto Montenegro, localizada no bairro do Telégrafo, fizeram, nesta sexta-feira (27), uma homenagem para o aluno Daniel Victor Castro da Costa, de 17 anos. Ele morreu afogado na Baía do Guajará, na área do Complexo Ver-o-Rio, em Belém.


O estudante se afogou na tarde do dia 20 deste mês - há uma semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, a área não é indicada para banho, por causa das fortes correntezas. Os alunos afixaram avisos dizendo o seguinte: “Atenção! Perdemos nosso querido amigo nesse rio. Por favor, não seja o próximo. Tomem cuidado. Essas águas não são adequadas para tomar banho. Zelem pela vida de vocês”.

Vice-diretora da escola, Micheli Catarina Bezerra disse que essa atividade foi uma ideia dos alunos da turma de Daniel, que cursava a segunda série do ensino médio. “Entramos na sala e fizemos um momento de reflexão, para que os alunos não se colocarem risco”, explicou. A ação no Ver-o-Rio foi um momento de homenagem mas, também, de alerta. Afinal, ali não é uma área própria para o banho. E podem ocorrer acidentes como o que vitimou o aluno.

Daniel era aluno da escola havia dois anos. “Um estudante excelente, participativo, comunicativo, nunca deu problema. Um destaque positivo na escola”, disse a vice-diretora. Ele pretendia fazer vestibular para atuar na área de informática - Engenharia da Computação. Os pais do jovem – Roseane Castro e Antonio Marcos Pinto – participaram da homenagem.

Daniel e seus colegas às vezes iam passear no Ver-o-Rio. E, depois, voltaram para as suas casas. Ele residia com os pais, no bairro da Pedreira. E, nesse dia, resolveu tomar banho, quando ocorreu o afogamento. Técnico de informática Antonio Marcos, de 39 anos, disse que a ideia é que esse ato sirva mesmo de alerta para que haja guarda municipal no Ver-o-Rio, evitando,assim, que ocorra com outros jovens o que houve com Daniel.

Segundo ele, aquele é ume espaço para passear e contemplar a natureza. O afogamento ocorreu na sexta e o corpo dele foi localizado na madrugada de sábado. O corpo foi enterrado em um cemitério de Ananindeua. A Redação Integrada solicitou um posicionamento da Guarda Municipal de Belém e aguarda retorno.

Guarda Municipal de Belém informa que todo dia realiza rondas no Ver-o-Rio

A Guarda Municipal de Belém informou que atua no Ver-o-Rio realizando, diariamente, rondas e base com viaturas e motos. Além disso, constantemente os agentes dispersam adolescentes e jovens que tentam tomar banho no local. A GMB explicou que o logradouro está em reforma e o espaço vai contar com um posto fixo da instituição. O local encontra-se em processo de reforma e serviços de requalificação dos espaços públicos. O projeto da Prefeitura de Belém contempla placas de sinalização, reforma dos quiosques permissionários, do quiosque da Guarda Municipal de Belém, das passarelas, bem como a modernização da iluminação e pintura geral. 

 

Belém