CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Escoteiros: veja quem são e os valores que aprendem

O movimento escoteiro fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, um oficial do exército britânico

Gabriel Pires
fonte

Os escoteiros, conhecidos por características dos tradicionais uniformes e lenços coloridos, representam um movimento global que tem impactado positivamente a vida de milhões de jovens ao longo das décadas. Tudo isso a partir de valores e princípios. O movimento escoteiro fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, um oficial do exército britânico. 

Com o objetivo de desenvolver habilidades práticas e promover o crescimento pessoal dos jovens, o movimento escoteiro rapidamente se espalhou pelo mundo. Os escoteiros são divididos em diferentes faixas etárias, cada uma com programas específicos: Lobinhos (6,5 a 10 anos); Escoteiro (10 a 14 anos); Sênior (15 a 18 anos); e Pioneiros (18 a 21 anos).

Os escoteiros participam de atividades ao ar livre, aprendem habilidades práticas e recebem treinamento para enfrentar desafios com criatividade e resiliência. Além disso, ser escoteiro envolve um compromisso com o serviço comunitário, promovendo a ideia de ajudar os outros e contribuir positivamente para a sociedade.

Conheça os valores que os escoteiros aprendem

Responsabilidade: Os escoteiros são ensinados a assumir responsabilidade por suas ações, tarefas e por aqueles ao seu redor. Desde cedo, aprendem a ser autossuficientes e a cuidar do meio ambiente.

Respeito: O respeito é um valor central no escotismo. Respeitar a si mesmo, aos outros e à natureza é fundamental. Isso inclui entender e aceitar diferenças, promovendo a inclusão e a diversidade.

Cooperação: Trabalhar em equipe é uma habilidade crucial. Os escoteiros participam de atividades em grupo, aprendendo a colaborar, a ouvir e a valorizar as contribuições de todos.

Disciplina: A disciplina é incentivada através da participação regular em atividades, cumprimento de regras e a busca por aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

Solidariedade: Ajudar ao próximo é um lema escoteiro. Atividades de serviço comunitário são frequentes, ensinando os jovens a importância de ser solidário e fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Liderança: O movimento escoteiro potencializa o desenvolvimento de habilidades de liderança. Os jovens são incentivados a liderar grupos, planejar atividades e tomar decisões, preparando-se para serem líderes no futuro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM