MENU

BUSCA

Escolas estaduais paraenses recebem programa de internet e conectividade

Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino

O Liberal

Escolas paraenses da rede estadual de ensino serão contempladas com o programa "Kit Bora Estudar", um investimento inicial em antenas Starlink de internet via satélite, conforme anunciado pelo governador Helder Barbalho, nesta segunda-feira (10). Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino. 

Com internet de qualidade em alta velocidade, a primeira fase do programa "Kit Bora Estudar", contém antena Starlink e garante a manutenção e suporte contínuos para as escolas. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O equipamento garante velocidade de 200Mb/s para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares. 

VEJA MAIS

Obmep é mais fácil que o Enem? Entenda como funciona a prova de matemática
Olimpíada brasileira de matemática conta com uma premiação para os alunos de escolas públicas e privadas que se destacaram

Grande Rio realiza festival de samba-enredo com agremiações de Belém para levar à Sapucaí
O lançamento do festival ocorrerá no próximo dia 14 de junho. As finalistas de Belém irão ao Rio defender suas obras na quadra da escola carioca

Dia do Meio Ambiente: escolas públicas de Belém têm encontro e visitação no Utinga
O evento lança a campanha "Meio Ambiente, Sustentabilidade e o Sistema Cicloviário de Belém"

A Internet como ferramenta de avanço na educação

"O problema era como fazer com que cada escola do Estado do Pará pudesse ser um ponto de conexão e nós pudéssemos fazer com que o acesso, através da internet a este conteúdo, pudesse efetivamente acontecer e, no dia de hoje, nós alcançamos a marca de 100% das escolas do Pará conectadas à internet, por meio de um contrato que o Estado faz com a Starlink, que permitirá que cada escola possa ter uma antena da Starlink e com isso nós possamos estar com cobertura 100%", destaca o governador.

Helder Barbalho aproveitou o momento para agradecer ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que promoveu um importante diagnóstico sobre a necessidade de avançar com relação à conectividade e internet nas escolas estaduais. 

"Quero fazer aqui um registro de agradecimento ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Tribunal de Contas do Estado, que promoveram um importante diagnóstico, apresentando o quanto precisávamos avançar neste sentido e hoje, estamos aqui para entregar esta política pública, garantindo que todas as escolas possam estar com conectividade, e claro, quando você conecta uma escola com a internet, você está permitindo que essa comunidade também tenha acesso à internet e consequentemente possa estar conectada à rede mundial de comunicação", ressaltou o governador.

Conforme o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, este é um momento histórico para a Educação. "É um dia muito feliz, histórico e especial. Estávamos aqui falando de conectividade e, antes de cumprimentar todas as autoridades, quero cumprimentar, de maneira muito especial, as escolas que estão aqui representadas porque elas representam todas as escolas do Pará. Muitas estão nos assistindo à distância e algumas não estão nos assistindo à distância porque não têm conectividade, porque não têm condições de ter acesso, e isso vai acabar no Pará, que será o primeiro Estado a estar 100% conectado", afirmou o titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Belém