MENU

BUSCA

Entenda como o pilates pode melhorar na insônia e trazer benefícios a saúde física e mental

A prática de atividade física pode ajudar a melhorar o humor e na qualidade do sono do paciente

Redação Integrada

Você sabia que a insônia, um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, conseguir ter um ciclo completo de sono durante a noite, atinge cerca de 40% da população brasileira? Este dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz um alerta para quase metade da população do país. 

A pandemia de coronavírus teve um efeito profundo na rotina das pessoas e tornou mais difícil dormir para alguns. O excesso de preocupações, lugares com muita luz ou ruído; mudanças na rotina ou o fuso horário; estresse;  uso em excesso de estimulantes à base de cafeína ou nicotina; problemas psicológicos como, por exemplo, a depressão, são os exemplos mais comuns da insônia. 

Uma má qualidade de sono pode provocar problemas como a dificuldade de concentração, humor instável, irritabilidade e falta de energia durante o dia. A prática de atividade física pode ser um dos aliados para uma melhora significativa na vida da pessoa. 

“A maioria sabe que a atividade física melhora a qualidade de vida, mas qual o diferencial da prática do pilates? Nesse tipo de atividade, nós trabalhamos não só alongamentos e fortalecimento muscular, mas a conscientização corporal. O aluno conhece seu corpo, os movimentos são realizados com calma, trabalhando a respiração. São esses movimentos que trazem o benefício da qualidade no sono”, explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates, Kaellem Oliveira, que afirma que no estúdio onde ministra aulas é recorrente o número de pacientes que apresentam insônia image .

 

O pilates não só trabalha o alongamentos e fortalecimento muscular, mas a conscientização corporal dos alunos. (Divulgação)

Paula Silva, de 18 anos, é aluna do Studio Viva Mais Pilate, localizado no bairro do Umarizal. A jovem pratica atividade física há seis anos. Ela começou a se exercitar por recomendações médicas, por ter problemas na coluna e no joelho.

“O pilates melhorou a qualidade de vida de forma considerável em todos os sentidos, se tornou uma paixão. Não é moleza como muitos acham, não é só alongamento, trabalha muito o reforço muscular também e o relaxamento do corpo”, afirma.

Belém