Engarrafamentos voltam a tomar Belém nesta tarde e início da noite
Movimentação da Cúpula da Amazônia mexe com fluxo na capital. Acidente na João Paulo bloqueia pista no sentido Ananindeua
Engarrafamentos foram registrados mais uma vez no trânsito de Belém na tarde desta terça-feira (8), devido à Cúpula da Amazônia - evento realizado no Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia, localizado no bairro Marco. O encontro reúne chefes de Estado de países amazônicos.
Segundo o aplicativo Waze, entre 15h e 16h, as vias transversais da Dr. Freitas: Marquês de Herval, Alferes Costa e Perebebuí tiveram trânsito intenso. Além das principais avenidas, as vias paralelas João Paulo II e Pedro Álvares Cabral, também tiveram pontos de congestionamento.
VEJA MAIS
Na Avenida João Paulo II, o trânsito continua intenso no sentido Mário Covas, entre a passagem Sagrado Coração Jesus e São Pedro. Outra rota alternativa, como a Tavares Bastos entre Pedro Álvares Cabral, tem trânsito moderado. A BR-316, no sentido entrada de Belém, está congestionada até as proximidades da Prefeitura de Ananindeua.
Acompanhe o trânsito ao vivo
Acidente
Na avenida João Paulo II, um acidente nesta tarde envolveu um caminhão e uma das estruturas de sinalização da via, no Curió-Utinga.
O veículo estava com altura acima da permitida e o pórtico de metal foi derrubado, causando a interdição da via no sentido Belém-Ananindeua, piorando a situação da saída da capital no horário de rush.
Congestionamentos desde cedo
Durante o período da manhã, a avenida Almirante Barroso, principal corredor de tráfego da cidade, teve congestionamento registrado entre 7h30 e 8h30, do túnel do Entroncamento ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. O trânsito intenso também foi registrado em vias do bairro do Marco entre 8h30 e 9h, nas travessas Angustura e Lomas Valentina, entre as avenidas Almirante Barroso, Rômulo Maiorana e Duque de Caxias.
Na internet, moradores e estudantes têm feito reclamações da movimentação atípica na cidade. Confira
Cúpula segue até quarta-feira
A meta da Cúpula é discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a capital recebe os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, do Peru e da Venezuela. Equador e Suriname, por questões internas dos dois países, enviarão representantes.
Um dos objetivos da Cúpula da Amazônia, que terminará na quarta-feira (9), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização internacional sediada em Brasília (DF).
A reportagem da redação integrada de O Liberal solicitou informações atualizadas à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) sobre interdições e a situação do trânsito na capital nesta quarta e aguarda resposta.
*Matéria em atualização.